Este é um Blog dedicado a todos os professores que tenham interesse pela melhoria da qualidade da educação básica. Os temas abordados procura ser acessível a todos, sem perder sua essência. Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado da Educação Básica nas modalidade Infantil, Fundamental e Médio.
PROJETOS ALINHADOS A BNCC
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quinta-feira, 30 de agosto de 2018
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
PLANO DE AULA - EQUAÇÃO DO 2º GRAU
UNIDADE
ESCOLAR IRMÃ MARIA SIMPLÍCIA
UNIÃO
– PI, 27/08/2018
PROFESSORA: EVANILDES
GOMES DA ROCHA
PLANO
DE AULA 1
Público Alvo:
Alunos do 9° ano do Ensino Fundamental
Tema: Equação do 2º Grau
Conteúdo:
Definição da Equação do 2º Grau
Objetivo:
Aplicar as definições de uma equação de 2º Grau a partir de conhecimentos
prévios dos educandos
Material Didático:
- Slide com os enunciados dos problemas;
- Quadro de acrílico;
- Livro didático, etc.
Metodologia: Antes
de conceituar, ou aplicar as definições de equação do 2º grau, o conteúdo será
abordado através de alguns problemas em ordem crescente de dificuldades, para
que o aluno veja como é e como funciona uma equação do 2º grau antes de fazer
sua definição formal.
Nesta
aula, o estudo da equação do segundo grau será abordado através de resolução de
problemas, partindo de exemplos bem simples e avançaremos até encontrarmos uma fórmula
para resolver a equação acima em sua generalidade ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números
reais conhecidos, sendo a ≠ 0, e x é uma incógnita real. Os valores reais de x que satisfazem a equação
são chamados de raízes, ao passo que o conjunto formado pelas raízes é o
conjunto solução da equação. O nome segundo
grau, vem do fato de que o lado esquerdo da equação é um polinômio de grau 2,
ou seja, onde o maior expoente de x é igual a 2. Se tivéssemos, a = 0, o termo
ax² seria nulo, e assim ficaríamos apenas com a equação de primeiro grau bx + c
= 0.
Problema 1 - DETERMINE
O LADO DE UM QUADRADO SABENDO QUE SUA AREA É IGUAL A 64.
Problema 2 –
DETERMINE UM NÚMERO SABENDO QUE O TRIPLO DE SEU QUADRADO É IGUAL AO SEU
SEXTÚPLO.
Problema 3 –
DETERMINE DOIS NÚMEROS NATURAIS IMPARES E CONSECUTIVOS SABENDO QUE O SEU
PRODUTO É 80.
No
problema 1, os alunos vão poder aplicar os conhecimentos adquiridos sobre áreas
de figuras planas e resolver os problemas envolvendo equação de 2º grau.
No
problema 2, vai exigir deles conhecimentos prévios de expressão algébricas para
solucionar a equação.
No
problema 3, os educandos devem aplicar conhecimentos de sequencias numéricas e
produtos notáveis.
Avaliação:
os avanços serão avaliados paralelamente ao processo de ensino e aprendizagem.
domingo, 26 de agosto de 2018
RETORNO
União - PI, 26/08/2018
Após dois meses de greve, amanhã estarei retornando as atividades na Unidade Escolar Irmã Maria Simplícia. Porém, me sinto ansiosa para rever meus alunos e ao mesmo tempo apreensiva quanto os novos desafios que terei que enfrentar para recuperar o tempo perdido. Meu coração está acelerado, como se fosse o primeiro dia de aula.
Após dois meses de greve, amanhã estarei retornando as atividades na Unidade Escolar Irmã Maria Simplícia. Porém, me sinto ansiosa para rever meus alunos e ao mesmo tempo apreensiva quanto os novos desafios que terei que enfrentar para recuperar o tempo perdido. Meu coração está acelerado, como se fosse o primeiro dia de aula.
Já fico imaginando como eles vão
me receber. Cheios de indagações. Querem saber se a categoria conseguiu alcançar
os objetivos pelo qual estava lutando. Se eles vão ficar com seu ano letivo
perdido. Apreensivos também quanto ao seu futuro.
Terei que explicar a eles que a
categoria teve que retornar as atividades mesmos não conseguindo tudo o que
estava buscando. Que apesar tudo, nos mantemos unidos até o fim. Que para
termos nossos direitos respeitados temos que lutar. Que nem sempre ganhamos. Que
a união faz a força.
No momento, estou cheia de
imaginações, o que me leva a planejar as minhas futuras aulas. Espero que com
um planejamento adequado e boa vontade possa atingir os meus objetivos.
Boa sorte para nós!