PROJETOS ALINHADOS A BNCC

domingo, 16 de junho de 2019

SEQUENCIA DIDÁTICA A ABELHINHA ABELHUDA - LINGUAGENS




PLANO DE AULA - A  ABELHINHA ABELHUDA

I - TEMA: LINGUAGENS
II - CAMPO DE EXPERIENCIA: Escuta, fala, pensamento e imaginação
III - PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
IV - EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
  • Ler e interpretar o poema "A ABELHINHA ABELHUDA";
  • Identificar o personagem do texto;
  • Conhecer a forma de vida das abelhas;
  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;
  • Estimular na criança o interesse pela leitura;
  • Desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita. 


V - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ALINHADOS A BNCC

  • Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
  • Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
VI - OBJETO DE CONHECIMENTO:
  • Vocabulário
  • Linguagem oral e escrita 
  • Interpretação 
  • Família silábica
  • Formação de palavras
  • As abelhas
  • Cores e texturas
  • Paladar
VII - RECURSOS NECESSÁRIOS
  • Poema " A Abelhinha Abelhuda (sugestão imprimir no formato 3 x 3 e colar numa cartolina)
  • Atividades sobre o tema
  • Revistas
  • Imagens
  • Videos, 
  • Flores naturais
  • Mel industrializado, favo de mel e produtos a base de mel.
VIII - METODOLOGIA:O poema será abordado em apenas uma aula, mas será destinada mais duas aulas para a interdisciplinaridade do tema abordo no poema.
AULA 1  
1° MOMENTO - O professor deverá apresentar o texto para as criança. Antes de efetuar a leitura, poderá instigar as crianças a falarem sobre o que elas acham que vai ser abordado no poema.
2° MOMENTO - O professor deverá fazer a leitura do poema e depois faz novamente a leitura com as crianças.
3° MOMENTO - O professor mais uma vez deverá questionar as crianças a respeito do texto, como:
Qual o título do poema?
Como é o nome da personagem principal?
O personagem principal é um animal domestico ou um inseto?
Que atividade a abelhinha abelhuda faz com as flores?
Como é a casa da Abelhinha Abelhuda?
Qual o nome da autora do poema?

AULA 2
1° MOMENTO - Com a ajuda de um vídeo o professor deverá incentivar as crianças a conhecerem melhor a personagem do poema. O que é?O que faz? Onde mora?
2° MOMENTO - O professor deverá promover  momentos de socialização. Nesse momento o professor deverá entregar algumas placas com imagem para facilitar a discussão. Como sugestão colocar as crianças em grupos de três a quatro crianças para previamente discutir entre eles as características das imagens que receberam, como: O que representa a imagem?  Quais as cores envolvidas na imagem? A onde podemos encontrar?
Sugestão: Solicitar as crianças que tragam uma flor natural na próxima aula.

AULA 3 
Tema: Gustação e textura
1° MOMENTO - O professor deverá solicitar as crianças que observem se a flor trazida por eles tem um pozinho dentro. Com a ajuda de uma lupa as crianças serão capazes de observar onde fica localizada o polem e néctar que as abelhas coletam nas flores. O professor deverá explicar para que serve o pólen o néctar.
2° MOMENTO - O professor deverá apresentar para as crianças os alimentos produzidos pelas abelhas, tais como  a cera de abelha, o mel e alimentos a base de mel e se possível levar para a sala de aula um favo de mel para que as crianças possam conhecer a forma como as abelhas armazenam seus alimento. Mais uma vez, o professor deverá induzir as crianças a fazer uso da linguagem oral e compartilhar conhecimentos como: característica, textura, cor, etc.
3° MOMENTO - O professor deverá servir um pouco dos alimentos apresentados anteriormente as crianças. Nas sequencia, procurar saber a impressão de cada criança: gosto (bom,ruim), sabor (doce, salgado, insosso), cor, textura (duro, mole), temperatura (quente, frio, morno), etc. Qual alimento gostaram mais: o mel,os produtos a base de mel ou o favo de mel



IX - ANEXOS PARA BAIXAR EM PDF  

  • POEMA DA ABELHINHA ABELHUDA (CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR EM PDF)


AUTORA - EVANILDES GOMES DA ROCHA

  • PLANO DE AULA - ABELHINHA ABELHUDA (CLIQUE EM UMA DAS IMAGENS PARA BAIXAR EM PDF)
    SEQUENCIAS DIDÁTICASSEQUENCIA DIDÁTICA
  • SUGESTÕES DE ATIVIDADES (CLIQUE EM NAS IMAGENS PARA BAIXAR EM PDF)

SEQUENCIA DIDÁTICA - LINGUAGENSSEQUENCIA DIDÁTICA - LINGUAGENSSEQUENCIA DIDÁTICA - LINGUAGENS

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Unknown, Boa tarde! Para melhor atendê -los criei o canal CATINHO DO SABER, onde estarei postando mensalmente sugestões de plano de curso, planejamento de aula, projetos pedagogicos, sequências didáticas e muito mais. E para ter acesso basta inscrever-se no canal através do link: https://www.youtube.com/channel/UCMy4d8rAKeQGIp2FfSvWTyg.

      Excluir
    2. Vc tem projeto que fala sobre criança conhecer-se?

      Excluir
  2. MUITO BOM O PLANO, FOI DE MUITA VALIA EM MINHA AULA, OBG

    ResponderExcluir