quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Campos de experiência da educação infantil



OS CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR


Você sabia que na Educação Infantil a BNCC não trabalha com disciplina, mas com campos de experiências? E que cada campo de experiência conversa entre si? Se sim, provavelmente muitas perguntas precisam ser respondidas. Confira!

Para melhor compreensão desse assunto vamos conhecer um pouco mais sobre o tema interdisciplinaridade e apresentar situações que irão ajudar você a aplicar a interdisciplinaridade na educação Infantil.

A interdisciplinaridade surgiu na Europa, por volta de 1960, com o intuito de romper com o modelo de educação fragmentada, visando uma educação que agrupasse diversos ramos do conhecimento, seguindo um objetivo em comum, como um assunto ou tema específico a serem trabalhado em duas ou mais disciplinas.

Porém, esse modelo de educação, exige dos professores uma nova postura diante dos conhecimentos a serem trabalhados na sala de aula, uma atitude de contextualizar, de formar uma criança de forma global.

Aí você se pergunta:

Mas como trabalhar a interdisciplinaridade na educação infantil?

Como já mencionei no vídeo anterior, a BNCC não trabalha com disciplina, mas com cinco campos de experiências que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Traço, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

E como relacionar o poema primavera aos cinco campos de experiências para que essa interdisciplinaridade aconteça?

Assista o vídeo acima e confira a metodologia usada para trabalhar o poema a primavera relacionando-o aos cinco campos de experiencia de forma contextualizada.

·