Este é um Blog dedicado a todos os professores que tenham interesse pela melhoria da qualidade da educação básica. Os temas abordados procura ser acessível a todos, sem perder sua essência. Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado da Educação Básica nas modalidade Infantil, Fundamental e Médio.
domingo, 8 de março de 2020
quinta-feira, 5 de março de 2020
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 2° ANOS DO ENS. FUNDAMENTAL -BNCC
O presente Planejamento Anual de Geografia, está voltado para o ensino e aprendizados de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental e objetiva evidenciar aspectos relacionados ao exercício da cidadania e a aplicação de conhecimentos da Geografia diante de situações e problemas da vida cotidiana, tais como: estabelecer regras de convivência na escola, na comunidade bem como propor ações de intervenções da realidade, visando a melhoria da coletividade e do bem comum.
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de Geografia sugerido abaixo contem:
- Competências específicas de Geografia
- Objetos de conhecimentos
- Habilidades com o código da BNCC
- Sugestões metodológicas
- Recursos didáticos
- Avaliação
Modelo de Planejamento Anual de Geografia para o 2° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.
Acesse também o Planejamento Anual do 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC. Link
domingo, 1 de março de 2020
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 2° ANO - ALINHADO A BNCC
O presente Planejamento Anual de Matemática tem como
finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua
autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.
No 2° ano do Ensino Fundamental, o professor deve
proporcionar experiencias que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo
diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades
referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais,
por meio de identificação e compreensão de características do sistema de
numeração decimal,
sobretudo o valor posicional dos números
O modelo
de Planejamento Anual para a disciplina de Matemática sugerido abaixo
contém:
Competências
específicas da Matemática;
Objetos
de conhecimento;
Habilidades
com os códigos da BNCC;
Sugestões
metodológicas;
Recursos
didáticos;
Avaliação
Sugestões
de leituras
Modelo de
Planejamento Anual de Matemática para o 2° ano do Ensino Fundamental. Alinhado
a BNCC.
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS - 2° ANO - ALINHADO A BNCC
O presente Planejamento objetiva colocar os educandos em contato com a linguagem científica e com os instrumentos desse campo do saber, incluindo os princípios básicos da ciência, com os conceitos mínimos para iniciação, estudos e construção de conhecimentos científicos, para que eles se apropriem destes, bem como sua aplicabilidade no cotidiano.
O modelo de Planejamento Anual para Ciências Naturais sugerido abaixo contem:
- Competências específicas da Ciências Naturais;
- Objetos de conhecimento;
- Conteúdos;
- Habilidades com os códigos da BNCC;
- Sugestões metodológicas;
- Recursos didáticos;
- Avaliação.
Modelo de Planejamento Anual de Ciências Naturais - 2° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).
terça-feira, 25 de fevereiro de 2020
PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS - 2° ANO DO FUNDAMENTAL - ALINHADO A BNCC
O
Planejamento anual de Português, para o 2° ano do Ensino Fundamental,
traz diferentes abordagens dos Campos de atuação da Língua brasileira e o foco
dessa abordagem está no processo de alfabetização, formalizando as interações e
mediações já ocorridas entre as crianças e o mundo codificado.
Cabe
ressaltar que o referido Plano, propõe articular competência de uso da língua
com a competência de reflexão sobre o texto que a concretizou. Essas práticas,
já instituídas na BNCC, consistem em práticas de linguagem nos quatro eixos/
práticas de linguagem: leitura/escuta; produção (escrita, oral e
multissemióticos); oralidade; análise linguística/semiótica.
Nesse
contexto, cabe ao professor, de acordo com as necessidades e possibilidades dos
estudantes, selecionar os conhecimentos linguísticos que deverão ser estudados,
mas sem perder de vista que os recursos linguísticos estão a serviço das
práticas sociais de linguagem, ou seja, são selecionados em função das
condições de produção, das finalidades e objetivos do texto, das
características do gênero e do suporte.
Segue
abaixo o Plano Anual de Português para o 2° ano do Ensino
Fundamental.
03 |
01 |
02 |
04 |
06 |
05 |
07 |
08 |
09 |
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA - 1° ANO - BNCC
O presente Planejamento Anual de Geografia, está voltado para o ensino e aprendizados de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e objetiva evidenciar aspectos relacionados ao exercício da cidadania e a aplicação de conhecimentos da Geografia diante de situações e problemas da vida cotidiana, tais como: estabelecer regras de convivência na escola, na comunidade bem como propor ações de intervenções da realidade, visando a melhoria da coletividade e do bem comum.
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de Geografia sugerido abaixo contem:
- Competências específicas de Geografia
- Objetos de conhecimentos
- Habilidades com o código da BNCC
- Sugestões metodológicas
- Recursos didáticos
- Avaliação
Modelo de Planejamento Anual de Geografia para o 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).
PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA - 1° ANO -BNCC
O presente Planejamento Anual de História, está voltado para
o ensino e aprendizados de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e objetiva desenvolver
no aluno a percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando
o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem.
Como ponto de partida, o referido plano, propõe ao aluno, o
conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de
comunidade e da vida em sociedade.
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de História sugerido abaoxo contem:
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de História sugerido abaoxo contem:
- Competências específicas de História
- Objetos de conhecimentos
- Habilidades com o código da BNCC
- Sugestões metodológicas
- Recursos didáticos
- Avaliação
Modelo de Planejamento Anual de História para o 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).
Assinar:
Postagens (Atom)