domingo, 8 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 2° ANO - ALINHADO A BNCC

Capa
Competências específicas de Artes
Artes Visuais - A arte e a natureza


Danças e musicas - A arte e a natureza

Teatro - A Arte e a Natureza

Artes integradas - A Arte e a Natureza
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

quinta-feira, 5 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA 2° ANOS DO ENS. FUNDAMENTAL -BNCC

CAPA
O presente Planejamento Anual de Geografia, está voltado para o ensino e aprendizados de alunos do 2° ano do Ensino Fundamental e objetiva evidenciar aspectos relacionados ao exercício da cidadania e a aplicação de conhecimentos da Geografia diante de situações e problemas da vida cotidiana, tais como: estabelecer regras de convivência na escola, na comunidade bem como propor ações de intervenções da realidade, visando a melhoria da coletividade e do bem comum.


O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de Geografia sugerido abaixo contem:
  • Competências específicas de Geografia
  • Objetos de conhecimentos
  • Habilidades com o código da BNCC
  • Sugestões metodológicas
  • Recursos didáticos
  • Avaliação


            Modelo de Planejamento Anual de Geografia para o 2° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.
               COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS            OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADE, METODOLOGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.
Acesse também o Planejamento Anual do 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC. Link

domingo, 1 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 2° ANO - ALINHADO A BNCC

CAPA

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.
No 2° ano do Ensino Fundamental, o professor deve proporcionar experiencias que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de Matemática sugerido abaixo contém: 
Competências específicas da Matemática;
Objetos de conhecimento;
Habilidades com os códigos da BNCC;
Sugestões metodológicas;
Recursos didáticos;
Avaliação
Sugestões de leituras
Modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 2° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.


 Competências específicas de MatemáticaObjeto de conhecimento, habilidades, metodologia
 Objeto de conhecimento, habilidades, metodologiaRecursos didáticos, avaliação e sugestões de leituras
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).



sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS NATURAIS - 2° ANO - ALINHADO A BNCC

Capa

     O presente Planejamento objetiva colocar os educandos em contato com a linguagem científica e com os instrumentos desse campo do saber, incluindo os princípios básicos da ciência, com os conceitos  mínimos para iniciação, estudos e construção de conhecimentos científicos, para que eles se apropriem destes, bem como sua aplicabilidade no cotidiano.
      O modelo de Planejamento Anual para Ciências Naturais sugerido abaixo contem: 
  • Competências específicas da Ciências Naturais;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

     Modelo de Planejamento Anual de Ciências Naturais - 2° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.
Competências específicas           Objeto de Conhecimento, conteúdos, habilidades, metodologias, recursos didáticos e avaliação.
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS - 2° ANO DO FUNDAMENTAL - ALINHADO A BNCC


CAPA

O Planejamento anual de Português, para o 2° ano do Ensino Fundamental, traz diferentes abordagens dos Campos de atuação da Língua brasileira e o foco dessa abordagem está no processo de alfabetização, formalizando as interações e mediações já ocorridas entre as crianças e o mundo codificado.

Cabe ressaltar que o referido Plano, propõe articular competência de uso da língua com a competência de reflexão sobre o texto que a concretizou. Essas práticas, já instituídas na BNCC, consistem em práticas de linguagem nos quatro eixos/ práticas de linguagem: leitura/escuta; produção (escrita, oral e multissemióticos); oralidade; análise linguística/semiótica.

Nesse contexto, cabe ao professor, de acordo com as necessidades e possibilidades dos estudantes, selecionar os conhecimentos linguísticos que deverão ser estudados, mas sem perder de vista que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem, ou seja, são selecionados em função das condições de produção, das finalidades e objetivos do texto, das características do gênero e do suporte.



Segue abaixo o Plano Anual de Português para o 2° ano do Ensino Fundamental. 

TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO
03
HABILIDADES ESPECIFICAS DE PORTUGUÊS
01
TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO
02
CAMPO DA VIDA COTIDIANA
04
CAMPO DA VIDA PÚBLICA
06
CAMPO DA VIDA PÚBLICA
05
CAMPO DAS PRÁTICAS DE ESTUDO E PESQUISAS  
07
CAMPO ARTÍSTICO - LITERÁRIO
08
SUGESTÕES METODOLÓGICAS E AVALIAÇÃO
09
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA - 1° ANO - BNCC

CAPA
O presente Planejamento Anual de Geografia, está voltado para o ensino e aprendizados de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e objetiva evidenciar aspectos relacionados ao exercício da cidadania e a aplicação de conhecimentos da Geografia diante de situações e problemas da vida cotidiana, tais como: estabelecer regras de convivência na escola, na comunidade bem como propor ações de intervenções da realidade, visando a melhoria da coletividade e do bem comum.


O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de Geografia sugerido abaixo contem:
  • Competências específicas de Geografia
  • Objetos de conhecimentos
  • Habilidades com o código da BNCC
  • Sugestões metodológicas
  • Recursos didáticos
  • Avaliação


            Modelo de Planejamento Anual de Geografia para o 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.


Competências específicasObjetos de conhecimentos, habilidades e sugestões metodológicas


Recursos didáticos e avaliação
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA - 1° ANO -BNCC


CAPA

O presente Planejamento Anual de História, está voltado para o ensino e aprendizados de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e objetiva desenvolver no aluno a percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem.
Como ponto de partida, o referido plano, propõe ao aluno, o conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade. 
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de História sugerido abaoxo contem:
  • Competências específicas de História
  • Objetos de conhecimentos
  • Habilidades com o código da BNCC
  • Sugestões metodológicas
  • Recursos didáticos
  • Avaliação


            Modelo de Planejamento Anual de História para o 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASOBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E METODOLOGIA

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).