terça-feira, 25 de agosto de 2020

Planejamento Anual de Artes - 4° ano - Alinhado a BNCC

 

Planejamento Anual de Artes - 4° ano - Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Artes para o 4° ano do Ensino Fundamental

Dentre as várias formas do ser humano se expressar, a Arte é considerada uma das mais belas de todas. Através dela, podemos representar nossas alegrias, tristezas, solidão, amor e empatia. E todas essas emoções podem ser expressas através da música, da dança, da pintura, escultura, etc. Alem das emoções, através da arte, podemos  representar o mundo a nossa volta, suas cores, formas, texturas, sons, entre outros.

O estudo da Arte é importante para mostrar como o homem tem se relacionado uns com o outro e com a Natureza ao longo dos anos.

No 4° ano do Ensino Fundamental proponho um Planejamento Anual, com o tema "A Arte e a Natureza" e subtema "Natureza Morta". Neste planejamento o estudo da Arte, está voltado para a retratação artística da natureza morta, com o objetivo de mostrar as qualidades de suas formas, cores, composição e texturas.

Seu principal objetivo é retratar seres inanimados com suportes diferentes (imagens, pinturas, técnicas de colagens, esculturas, etc.). E no percurso do ano, proporcionar aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental experiencias artísticas através de confecções de instrumentos musicais, esculturas, adornos e acessórios fazendo uso da natureza morta.

O Planejamento de Artes para o 4° ano do Ensino Fundamental, está alinhado a BNCC e está organizado no formato abaixo: 

Planejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCC

O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:

DOWNLOAD EM PDF

domingo, 28 de junho de 2020

1ª Sequencia de Matemática - 6° ano do Ensino Fundamental

6° ano do Ensino Fundamental
01

6° ano do Ensino Fundamental
02
6° ano do Ensino Fundamental
03

6° ano do Ensino Fundamental
04

6° ano do Ensino Fundamental
05

6° ano do Ensino Fundamental
06

6° ano do Ensino Fundamental
07

6° ano do Ensino Fundamental
08
DOWNLOAD EM PDF
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

domingo, 31 de maio de 2020

05 DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAMENTO DE AULAS SEGUINDO A BNCC ATRAVÉS DAS NOVAS MÍDIAS





PLANEJAMENTO DE AULAS

2020 tem sido um ano de transição e que quebrou paradigmas, mudando a vida de todos e trazendo reflexões. Para os professores, se tornou fundamental seguir o planejamento de aulas e seguindo a BNCC, mas considerando o Coronavírus.
  
Bem, cabe ressaltar que as aulas tem sido, em sua maioria, a distância e trouxe um desafio para todos. Por outro lado, também traz uma nova forma de aprender e enriquecer o conhecimento, de ambas as partes.

A ideia desse artigo é mostrar como é possível desenvolver um bom planejamento de aulas seguindo a BNCC. Vamos lá as 5 Dicas!



#1- Ultrapasse o limite do apenas ‘ensinar’

A primeira atitude é entender que o planejamento requer dedicação e tempo, sendo essa uma ação primordial. O estudo é fundamental, e ultrapassar o limite do ensino pode ser feito em três passos:
  • Realidade - Procure saber o histórico dos alunos e será mais simples de descobrir qual ação pode ser aplicada. Se for um no ano letivo, é preciso conversar com outros professores, mas se você já os conhecer é fácil.
  • Finalidade - Ao ter acesso a realidade, é essencial desenvolver atitudes e sempre considerando a própria turma. Quanto mais informações sobre o perfil pessoal e educacional de cada aluno, melhor será para todos.
  • Plano de ação - Se a realidade e a finalidade forem consideradas, é chegada a hora de elaborar um plano de ação. Basta inserir as informações no papel e começar a planejar a aula.
De fato, as novas mídias sociais têm papel preponderante e é preciso considerar os três pontos acima, mas na realidade de cada aluno. Por exemplo: a turma toda tem acesso as novas mídias (celular ou computador pessoal e internet)? Atenção nisso, pessoal.



#2- Conheça as diretrizes da BNCC?

Embora pareça redundante, a BNCC é composta de um compilado de competências que precisam ser passadas para os alunos e para isso, existe algumas diretrizes a ser seguida.

Conhecer cada uma delas é necessário e traz um benefício a todos nós: revisar o conhecimento e ter condição de aplicar. São 10 diretrizes e não é complicado de entender, vamos conferir cada uma delas a seguir:
  • Conhecimento - É a capacidade de fazer cada aluno se ver no centro do processo de ‘aprender a construir’ os diversos conhecimentos.
  • Pensamento cientifico, critico e criativo - Essa é a habilidade de criar analises críticas sobre aquilo que foi aprendido, desenvolvendo novas soluções.
  • Repertório Cultural - Se trata de levar o aluno ao acesso as muitas produções culturais e fazê-lo reconhecer a importância da arte, incentivando a expressá-la à sua maneira. 
  • Comunicação - Muitas variantes de linguagem existem e é primordial levar o aluno a compreender, analisar e produzir, se comunicando de várias maneiras. 
  • Cultura digital - Reconhecer e dominar as muitas tecnológicas de informação digital, mas considerando a comunicação e a ética presentes nessa interação social. 
  • Trabalho e Projeto de Vida - Desenvolvimento da competência da valorização e apropriação das situações que contribuírem para as relações do aluno trazendo, consciência crítica, autonomia, liberdade e responsabilidade. 
  • Argumentação - Essa é a capacidade de desenvolver, negociação e também defender ideias, podendo ser em decisões e pontos de vistas. Aqui se faz necessária se pautar em direitos, mas ter consciência socioambiental, consumo responsável e muita ética. 
  • Autoconhecimento e autocuidado - Ser capaz de descobrir as habilidades pessoais, pontos fortes e fracos, mantendo a saúde física e emocional. 
  • Empatia e Cooperação - Auxilia a desenvolver a empatia e também cooperação, sempre partindo da realidade da pluralidade social. 
  • Responsabilidade e cidadania - Enxergar-se como um agente de transformação, construindo uma sociedade democrática, sustentável e justa.
#3- Mude a linguagem, pois as mídias sociais trazem algo mais leve

As mídias sociais eliminam a figura do professor x aluno e parece uma conversa entre pessoas, em que o criador do conteúdo passa a informação. O aprendizado é mais leve, tranquilo e não existe a figura da aprovação, por exemplo.

Os alunos gostam de vídeos e atividades interativas, indo contra aquela visão clássica da lousa e do conteúdo. Pelo fato de linguagem ser direta e de fácil compreensão, o resultado final é o seguinte: os alunos aprendem melhor.

Por exemplo: o vídeo do Canal Nostalgia, da Segunda Guerra Mundial, abriu as portas para que muitos alunos estudassem profundamente o evento. Por mais que o youtube não seja professor de história, ele passou bem essa informação. Entende?



#4- O aprendizado, para a educação básica, quando as aulas forem a distância, tende a ser mais lento

Em 2020, as aulas a distância, para o ensino básico, se tornaram comuns e trouxe mais um desafio: passar a informação com a barreira geográfica. Sim, para o professor é uma novidade, mas para o aluno pode ser bem complicado.

O principal é entender que o aprendizado será mais lento, pois está existindo uma espécie de adaptação a isso. Na hora de planejar a sua aula, é preciso pensar no tempo e, se possível, passar aulas com uma duração mais curta.

Vale incentivar os alunos a levantarem de tempos em tempos, pois se eles ficarem ‘vidrados’ no computador ou celular, a chance de cansar a vista é maior. Enfim, se faz necessário entender a velocidade do aprendizado e não forçar. 



#5- Preste muita atenção no feedback da turma

O planejamento de aulas não é encerrado antes do começo das aulas, pois continua e seguirá até o último dia de aula. Reajustes são necessários e o principal é prestar muita atenção no feedback da turma, porque traz excelentes informações.

Ao lecionar aulas presenciais ou a distância, busque sempre entender o rendimento da turma e se está de acordo com o seu planejamento. Compare a realidade com a finalidade e fica mais simples de elaborar o plano de ação.



Desenvolvimento do planejamento de aulas, seguindo a BNCC: Recado das novas mídias

A BNCC é fundamental para planejar as aulas e oferece um compilado de informações, fazendo o aluno ir além do aprendizado da matéria. No entanto, é primordial que seja passado para o planejamento e se torne um plano de ação.

As novas mídias sociais trouxeram um fato entre todos: interação entre as partes que utilizam. Esse conteúdo é um exemplo disso e estamos interagindo, ou seja, com os alunos deve acontecer a mesma coisa.

Na hora de desenvolver o planejamento de aulas, siga a BNCC, e não deixe de usar uma linguagem parecida com as redes sociais. O aluno poderá ver o professor de outra forma e principalmente como alguém que interage com ele. 
Bom trabalho! 


sábado, 2 de maio de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 3° ANO - ALINHADO A BNCC


PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 3° ANO - ALINHADO A BNCC
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ARTES

ARTES VISUAIS- OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

DANÇA - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

TEATRO - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

ARTES INTEGRADAS - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


sábado, 21 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS - 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ALINHADO A BNCC


CAPA - CRIANÇAS LENDO



COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
01


TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS
02


TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXT
03


TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXT
04


CAMPO DA VIDA COTIDIANA: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS
05


CAMPO DA VIDA PÚBLICA: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS
06


CAMPOS DAS PRÁTICAS DE ESTUDOS E PESQUISAS/ARTÍSTICO - LITERÁRIO :PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS


CAMPO ARTÍSTICO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXT
08


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO
09

DOWNLOAD EM PDF
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

quinta-feira, 19 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2° ANO -ENSINO FUNDAMENTAL - BNCC

CAPA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Brincadeiras e jogos da cultura popular, Esportes de marca e Esportes de precisão

Ginástica geral e Danças do contexto comunitário e regional

Recursos didáticos, sugestões de atividades e avaliação
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.