terça-feira, 1 de setembro de 2020

Planejamento Anual de Português - 5° Ano - Alinhado a BNCC

 

Planejamento Anual de Português - 5° Ano - Ensino Fundamental- Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Português - 5° Ano 

O Planejamento Anual de Português, destinado aos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, é uma ferramenta indispensável na processo de ensino e aprendizagem, que proporciona ao aluno o contato direto com os conhecimentos da Língua Portuguesa, necessários para a sua formação inicial.

Como nos planejamentos do 1°, 2°, 3° e 4° ano, o Planejamento anual de Português para o 5° ano, tem como  objetivo oferecer sugestões metodológicas e ferramentas necessárias para a integração da a teoria a prática.

O Planejamento anual de Português para o 5° ano do Ensino Fundamental, propõe competências,  habilidades e sugestões de gêneros textuais adequados a faixa etária dos educandos. Esse plano trás ainda sugestões de práticas pedagógicas que propiciarão  aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Assim o Planejamento Anual de Português para o 5° ano do Ensino Fundamental, está alinhado a BNCC e está organizado conforme planilhas abaixo:

Planejamento Anual de Português - 5° Ano - Ensino Fundamental- Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 5° Ano - Ensino Fundamental- Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 5° Ano - Ensino Fundamental- Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 5° Ano - Ensino Fundamental- Alinhado a BNCC

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O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:

domingo, 30 de agosto de 2020

Planejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCC

 

Planejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Português - 4° ano

O Planejamento anual de Português para o 4° ano do Ensino Fundamental, propõe trazer para dentro da sala de aula, práticas didáticas que permitam ao aluno apropriar-se do sistema de escrita por meio da aprendizagem significativa, inserindo-o em situações reais de leitura e escrita por meio de gêneros textuais diversos, o que o ajudará a desenvolver diferentes competências comunicativas.  

As habilidades e os conteúdos sugeridos neste planejamento, atendem à Base Nacional Comum Curricular - BNCC e tem como objetivo promover a autonomia dos alunos para que eles, aprendam a avaliar e selecionar informações, emitir opiniões e definir atitudes, para além da escola, que complementarão sua formação como sujeitos sociais.

Além dos conteúdos e habilidades alinhados a BNCC, o Planejamento Anual para o 4° ano do Ensino Fundamental, propõe diversos tipos de gêneros textuais, bem próximos a faixa etária dos alunos, bem como sugestões de práticas pedagógicas e avaliação.

O referido Planejamento Anual de Português para o 4° ano do Ensino Fundamental, está organizado conforme planilhas abaixo:

Planejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCC Planejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCC    Planejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCC    Planejamento Anual de Português - 4° ano - Alinhado a BNCC
O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:

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sábado, 29 de agosto de 2020

Planejamento Anual de Artes - 5° Ano - Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Artes para 5° ano do Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES – 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

O Planejamento Anual de Artes, para o 5° ano do Ensino Fundamental, está voltado para o estudo da Arte e sua relação com a tecnologia, por meio de um panorama histórico e cultural, desde a arte das cavernas até a era digital.
O Plano aborda os conteúdos de Arte a partir do tema gerador “ARTE E TECNOLOGIA”, com o intuito de ultrapassar barreiras, tais como: localizações geográficas, culturas sociais e econômicas. Permitido que aos alunos apropriar-se das novas ferramentas tecnológicas e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc. para criar ou expor as suas criações artísticas, favorecendo o ensino e aprendizado da disciplina de Artes.
Entendendo que, no ensino de Artes, é importante valorizar a interação do aluno com o meio, dessa forma a criatividade artística deve ser incentivada, ao longo do ano letivo, por meio de atividades que promovam a interatividade entre a Arte e a Tecnologia, possibilitando aos educando fazer uso de softwares ou aplicativos para criações artísticas que vão da pintura à música, passando por manifestações como a fotografia, a escultura e as artes plásticas.
Cabe ressaltar que os conteúdos, do Planejamento Anual de Artes para o 5° ano do Ensino Fundamental, estão fundamentados na Base Nacional Curricular – BNCC. E estão organizados conforme as planilhas abaixo: 
Planejamento Anual de Artes - 5° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 5° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 5° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 5° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 5° Ano - Alinhado a BNCC


O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:

terça-feira, 25 de agosto de 2020

Planejamento Anual de Artes - 4° ano - Alinhado a BNCC

 

Planejamento Anual de Artes - 4° ano - Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Artes para o 4° ano do Ensino Fundamental

Dentre as várias formas do ser humano se expressar, a Arte é considerada uma das mais belas de todas. Através dela, podemos representar nossas alegrias, tristezas, solidão, amor e empatia. E todas essas emoções podem ser expressas através da música, da dança, da pintura, escultura, etc. Alem das emoções, através da arte, podemos  representar o mundo a nossa volta, suas cores, formas, texturas, sons, entre outros.

O estudo da Arte é importante para mostrar como o homem tem se relacionado uns com o outro e com a Natureza ao longo dos anos.

No 4° ano do Ensino Fundamental proponho um Planejamento Anual, com o tema "A Arte e a Natureza" e subtema "Natureza Morta". Neste planejamento o estudo da Arte, está voltado para a retratação artística da natureza morta, com o objetivo de mostrar as qualidades de suas formas, cores, composição e texturas.

Seu principal objetivo é retratar seres inanimados com suportes diferentes (imagens, pinturas, técnicas de colagens, esculturas, etc.). E no percurso do ano, proporcionar aos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental experiencias artísticas através de confecções de instrumentos musicais, esculturas, adornos e acessórios fazendo uso da natureza morta.

O Planejamento de Artes para o 4° ano do Ensino Fundamental, está alinhado a BNCC e está organizado no formato abaixo: 

Planejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCC

Planejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCCPlanejamento Anual de Artes - 4° Ano - Alinhado a BNCC

O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:

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domingo, 28 de junho de 2020

1ª Sequencia de Matemática - 6° ano do Ensino Fundamental

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Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

domingo, 31 de maio de 2020

05 DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAMENTO DE AULAS SEGUINDO A BNCC ATRAVÉS DAS NOVAS MÍDIAS





PLANEJAMENTO DE AULAS

2020 tem sido um ano de transição e que quebrou paradigmas, mudando a vida de todos e trazendo reflexões. Para os professores, se tornou fundamental seguir o planejamento de aulas e seguindo a BNCC, mas considerando o Coronavírus.
  
Bem, cabe ressaltar que as aulas tem sido, em sua maioria, a distância e trouxe um desafio para todos. Por outro lado, também traz uma nova forma de aprender e enriquecer o conhecimento, de ambas as partes.

A ideia desse artigo é mostrar como é possível desenvolver um bom planejamento de aulas seguindo a BNCC. Vamos lá as 5 Dicas!



#1- Ultrapasse o limite do apenas ‘ensinar’

A primeira atitude é entender que o planejamento requer dedicação e tempo, sendo essa uma ação primordial. O estudo é fundamental, e ultrapassar o limite do ensino pode ser feito em três passos:
  • Realidade - Procure saber o histórico dos alunos e será mais simples de descobrir qual ação pode ser aplicada. Se for um no ano letivo, é preciso conversar com outros professores, mas se você já os conhecer é fácil.
  • Finalidade - Ao ter acesso a realidade, é essencial desenvolver atitudes e sempre considerando a própria turma. Quanto mais informações sobre o perfil pessoal e educacional de cada aluno, melhor será para todos.
  • Plano de ação - Se a realidade e a finalidade forem consideradas, é chegada a hora de elaborar um plano de ação. Basta inserir as informações no papel e começar a planejar a aula.
De fato, as novas mídias sociais têm papel preponderante e é preciso considerar os três pontos acima, mas na realidade de cada aluno. Por exemplo: a turma toda tem acesso as novas mídias (celular ou computador pessoal e internet)? Atenção nisso, pessoal.



#2- Conheça as diretrizes da BNCC?

Embora pareça redundante, a BNCC é composta de um compilado de competências que precisam ser passadas para os alunos e para isso, existe algumas diretrizes a ser seguida.

Conhecer cada uma delas é necessário e traz um benefício a todos nós: revisar o conhecimento e ter condição de aplicar. São 10 diretrizes e não é complicado de entender, vamos conferir cada uma delas a seguir:
  • Conhecimento - É a capacidade de fazer cada aluno se ver no centro do processo de ‘aprender a construir’ os diversos conhecimentos.
  • Pensamento cientifico, critico e criativo - Essa é a habilidade de criar analises críticas sobre aquilo que foi aprendido, desenvolvendo novas soluções.
  • Repertório Cultural - Se trata de levar o aluno ao acesso as muitas produções culturais e fazê-lo reconhecer a importância da arte, incentivando a expressá-la à sua maneira. 
  • Comunicação - Muitas variantes de linguagem existem e é primordial levar o aluno a compreender, analisar e produzir, se comunicando de várias maneiras. 
  • Cultura digital - Reconhecer e dominar as muitas tecnológicas de informação digital, mas considerando a comunicação e a ética presentes nessa interação social. 
  • Trabalho e Projeto de Vida - Desenvolvimento da competência da valorização e apropriação das situações que contribuírem para as relações do aluno trazendo, consciência crítica, autonomia, liberdade e responsabilidade. 
  • Argumentação - Essa é a capacidade de desenvolver, negociação e também defender ideias, podendo ser em decisões e pontos de vistas. Aqui se faz necessária se pautar em direitos, mas ter consciência socioambiental, consumo responsável e muita ética. 
  • Autoconhecimento e autocuidado - Ser capaz de descobrir as habilidades pessoais, pontos fortes e fracos, mantendo a saúde física e emocional. 
  • Empatia e Cooperação - Auxilia a desenvolver a empatia e também cooperação, sempre partindo da realidade da pluralidade social. 
  • Responsabilidade e cidadania - Enxergar-se como um agente de transformação, construindo uma sociedade democrática, sustentável e justa.
#3- Mude a linguagem, pois as mídias sociais trazem algo mais leve

As mídias sociais eliminam a figura do professor x aluno e parece uma conversa entre pessoas, em que o criador do conteúdo passa a informação. O aprendizado é mais leve, tranquilo e não existe a figura da aprovação, por exemplo.

Os alunos gostam de vídeos e atividades interativas, indo contra aquela visão clássica da lousa e do conteúdo. Pelo fato de linguagem ser direta e de fácil compreensão, o resultado final é o seguinte: os alunos aprendem melhor.

Por exemplo: o vídeo do Canal Nostalgia, da Segunda Guerra Mundial, abriu as portas para que muitos alunos estudassem profundamente o evento. Por mais que o youtube não seja professor de história, ele passou bem essa informação. Entende?



#4- O aprendizado, para a educação básica, quando as aulas forem a distância, tende a ser mais lento

Em 2020, as aulas a distância, para o ensino básico, se tornaram comuns e trouxe mais um desafio: passar a informação com a barreira geográfica. Sim, para o professor é uma novidade, mas para o aluno pode ser bem complicado.

O principal é entender que o aprendizado será mais lento, pois está existindo uma espécie de adaptação a isso. Na hora de planejar a sua aula, é preciso pensar no tempo e, se possível, passar aulas com uma duração mais curta.

Vale incentivar os alunos a levantarem de tempos em tempos, pois se eles ficarem ‘vidrados’ no computador ou celular, a chance de cansar a vista é maior. Enfim, se faz necessário entender a velocidade do aprendizado e não forçar. 



#5- Preste muita atenção no feedback da turma

O planejamento de aulas não é encerrado antes do começo das aulas, pois continua e seguirá até o último dia de aula. Reajustes são necessários e o principal é prestar muita atenção no feedback da turma, porque traz excelentes informações.

Ao lecionar aulas presenciais ou a distância, busque sempre entender o rendimento da turma e se está de acordo com o seu planejamento. Compare a realidade com a finalidade e fica mais simples de elaborar o plano de ação.



Desenvolvimento do planejamento de aulas, seguindo a BNCC: Recado das novas mídias

A BNCC é fundamental para planejar as aulas e oferece um compilado de informações, fazendo o aluno ir além do aprendizado da matéria. No entanto, é primordial que seja passado para o planejamento e se torne um plano de ação.

As novas mídias sociais trouxeram um fato entre todos: interação entre as partes que utilizam. Esse conteúdo é um exemplo disso e estamos interagindo, ou seja, com os alunos deve acontecer a mesma coisa.

Na hora de desenvolver o planejamento de aulas, siga a BNCC, e não deixe de usar uma linguagem parecida com as redes sociais. O aluno poderá ver o professor de outra forma e principalmente como alguém que interage com ele. 
Bom trabalho! 


sábado, 2 de maio de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 3° ANO - ALINHADO A BNCC


PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 3° ANO - ALINHADO A BNCC
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ARTES

ARTES VISUAIS- OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

DANÇA - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

TEATRO - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

ARTES INTEGRADAS - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS
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