domingo, 28 de março de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 5° ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 5° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 5° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 5° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização:

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 5° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.



             O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:


segunda-feira, 1 de março de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 4° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 4° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização: 

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

            A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 4° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.

HABILIDADES ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZAUNIDADE TEMÁTICA, OBJETO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICASMATERIAL PEDAGÓGICO, AVALIAÇÃO

             O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3° ANO - ALINHADO A BNCC


CAPA

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3° ANO - ALINHADO A BNCC

O Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 3° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 3° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização: 

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

            A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 3° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 3° ANO ALINHADO A BNCCPLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 3° ANO ALINHADO A BNCC
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 3° ANO ALINHADO A BNCC

          O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:


domingo, 1 de novembro de 2020

Planejamento Anual de Educação Física - 5° ano - Alinhado a BNCC

Capa

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA -5° ANO - ALINHADO A BNCC

 O Planejamento Anual para o 5° ano do Ensino Fundamental, oferece sugestões de conteúdo, habilidades a ser desenvolvidas com os alunos durantes todo o ano letivo, incluindo sugestões de metodologias, recursos didáticos e avaliação que auxiliaram os professores durante as aulas.

Pensando no desenvolvimento físico e social dos alunos o plano o estudo da teoria aliada a prática de forma objetiva e consistente.

Dessa forma, o presente Planejamento está alinhado a BNCC e possibilita que durante o ano letivo o aluno tenha acesso a 6 Unidade temática  a ser trabalhada na prática da Educação física que são: brincadeiras/jogos, esportes, dança, ginástica geral e lutas. E cada Unidades temáticas abordam dois temas que são:

Unidade temática brincadeiras/jogos:

Tema 1 – Jogos africanos e indígenas

Tema 2 – Jogos digitais

Unidade temática esportes:

Tema 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro

Tema 2 – Classificação dos esportes

Unidade temática dança:

Tema 1 – No passo do hip-hop

Tema 2 – Maculelê

Unidade temática ginástica geral:

Tema 1 – Ginástica geral

Tema 2 – A classificação da ginástica

Unidade temática lutas:

Tema 1 – Variações dos elementos das lutas

Tema 2 – A origem das lutas

Segue baixo o Planejamento Anual de Educação Física para o 5° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.

Competências especificas de Educação Física

Brincadeiras, Jogos e Esportes

Ginastica e Dancça
Lutas, Recursos didáticos e Avaliação

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4° ANO

 

Planejamento Anual de Educação Física - 4° ano do Ensino Fundamental Alinhado a BNCC

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4° ANO 

O presente Plano Anual de Educação Física, está alinhado a BNCC e oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, permitindo o acesso a um vasto universo cultural.

Conforme a BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, que são: Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, DançasLutas.

Em cada Unidade temática o Planejamento anual para o 4° ano do Ensino Fundamental sugere dois temas a serem trabalhados durante o ano letivo.

Ressalta-se que o presente plano traz sugestões de metodologia e avaliação a serem aplicadas na sala. 

Segue abaixo o Planejamento Anual de Educação Física para o 3° Ano do Ensino Fundamental Alinhado a BNCC.

Competências específicas de Educação Física

Jogos, brincadeiras e esportes

Ginástica e Danças

 
Lutas, recursos didáticos e avaliação

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.

terça-feira, 27 de outubro de 2020

PÁGINA INICIAL

                                                            📑 SOBRE O BLOG

Página inicial

Olá, tudo bem? Me chamo Evanildes Gomes, sou professora e fundadora deste blog.

Se você estiver buscando conteúdos didáticos como planejamentos anuais, bimestrais, planos de aulas, sequencias didáticas, projetos, textos ou atividades voltadas para a Educação Infantil ou para o Ensino Fundamental, então você veio ao lugar certo.

Os materiais (planejamentos anuais, bimestrais, planos de aulas, sequencias didáticas, projetos, textos ou atividades) postados neste blog são de minha autoria. Todos estão de acordo com a BNCC, prontinhos para download em PDF e totalmente grátis.

Trata-se de materiais de excelente qualidade, que visa proporcionar uma ótima experiencia aos seus alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Tenho o maior prazer em ajudar você através do compartilhamento de minhas ideias.

Att: Prof. Evanildes Gomes

 

 📚 Acesse minhas páginas sociais

Cana Youtube: https://youtube.com/channel/UCMy4d8rAKeQGIp2FfSvWTyg

Página Facebook:https://www.facebook.com/Prof.EvanildesGomes/ 

Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/149748873014961/

Pintereste: https://br.pinterest.com/evanildes07/_created/



segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Planejamento Anual de Educação Física - 3° Ano - Alinhado a BNCC

CAPA

Caríssimos colegas educadores, entendo que no processo de ensino aprendizagem da Educação Física, é importante valorizarmos as relações dos alunos com o meio. Dessa forma o Planejamento Anual de Educação Física para o 3º Ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo, possibilitar aos educandos, vivencias distintas de práticas corporais que possibilitem a compreensão do movimento nas constantes interações com o meio, com objetos e com distintos sujeitos, dentro do contexto no qual está inserido.

E importante salientar que os objetivos de conhecimentos da BNCC voltados para a Educação Física englobam um conjunto de conteúdo, conceitos e processos que vão além da sala de aula. E apesar da BNCC, trazer em seu currículo para a disciplina de Educação os mesmos objetivos e habilidades para o 3°, 4° e 5° ano do ensino fundamental, este Planejamento anual foi elaborado de acordo com a faixa etária dos alunos. Por que entendemos que o currículo deve está adequado nível de complexidade ou etapa de construção de conceito que o aluno se encontra no momento.

Segue abaixo o Planejamento Anual de Educação Física para o 3° Ano do Ensino Fundamental Alinhado a BNCC.

Competências específicas de Educação Física            Brincadeiras, jogos e esporte
           Ginastica e danças           Lutas, recursos didáticos e avaliação

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.