sábado, 8 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

CAPA

 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 4° ANO EF - ALINHADO A BNCC

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASTEMA: NÚMERO, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICAS
TEMA: ALGEBRAS E GEOMETRIA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICASTEMA: GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADES E STATÍSTICAS, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICASRECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.




quinta-feira, 6 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 3° ANO - BNCC

 

CAPA

Planejamento Anual de Matemática 3° ano EF

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASTEMA: NÚMEROS, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES, SUGESTÕES METODOLÓGCAS

TEMA: ALGEBRAS, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDASTEMA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS; RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO


DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.

domingo, 28 de março de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 5° ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 5° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 5° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 5° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização:

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 5° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.



             O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:


segunda-feira, 1 de março de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 4° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 4° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização: 

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

            A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 4° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.

HABILIDADES ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZAUNIDADE TEMÁTICA, OBJETO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICASMATERIAL PEDAGÓGICO, AVALIAÇÃO

             O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3° ANO - ALINHADO A BNCC


CAPA

 

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3° ANO - ALINHADO A BNCC

O Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 3° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 3° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização: 

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

            A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 3° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 3° ANO ALINHADO A BNCCPLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 3° ANO ALINHADO A BNCC
PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 3° ANO ALINHADO A BNCC

          O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:


domingo, 1 de novembro de 2020

Planejamento Anual de Educação Física - 5° ano - Alinhado a BNCC

Capa

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA -5° ANO - ALINHADO A BNCC

 O Planejamento Anual para o 5° ano do Ensino Fundamental, oferece sugestões de conteúdo, habilidades a ser desenvolvidas com os alunos durantes todo o ano letivo, incluindo sugestões de metodologias, recursos didáticos e avaliação que auxiliaram os professores durante as aulas.

Pensando no desenvolvimento físico e social dos alunos o plano o estudo da teoria aliada a prática de forma objetiva e consistente.

Dessa forma, o presente Planejamento está alinhado a BNCC e possibilita que durante o ano letivo o aluno tenha acesso a 6 Unidade temática  a ser trabalhada na prática da Educação física que são: brincadeiras/jogos, esportes, dança, ginástica geral e lutas. E cada Unidades temáticas abordam dois temas que são:

Unidade temática brincadeiras/jogos:

Tema 1 – Jogos africanos e indígenas

Tema 2 – Jogos digitais

Unidade temática esportes:

Tema 1 – Esportes de rede/quadra dividida e parede de rebote/muro

Tema 2 – Classificação dos esportes

Unidade temática dança:

Tema 1 – No passo do hip-hop

Tema 2 – Maculelê

Unidade temática ginástica geral:

Tema 1 – Ginástica geral

Tema 2 – A classificação da ginástica

Unidade temática lutas:

Tema 1 – Variações dos elementos das lutas

Tema 2 – A origem das lutas

Segue baixo o Planejamento Anual de Educação Física para o 5° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.

Competências especificas de Educação Física

Brincadeiras, Jogos e Esportes

Ginastica e Dancça
Lutas, Recursos didáticos e Avaliação

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4° ANO

 

Planejamento Anual de Educação Física - 4° ano do Ensino Fundamental Alinhado a BNCC

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 4° ANO 

O presente Plano Anual de Educação Física, está alinhado a BNCC e oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, permitindo o acesso a um vasto universo cultural.

Conforme a BNCC, cada uma das práticas corporais tematizadas compõe uma das seis unidades temáticas abordadas ao longo do Ensino Fundamental, que são: Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, DançasLutas.

Em cada Unidade temática o Planejamento anual para o 4° ano do Ensino Fundamental sugere dois temas a serem trabalhados durante o ano letivo.

Ressalta-se que o presente plano traz sugestões de metodologia e avaliação a serem aplicadas na sala. 

Segue abaixo o Planejamento Anual de Educação Física para o 3° Ano do Ensino Fundamental Alinhado a BNCC.

Competências específicas de Educação Física

Jogos, brincadeiras e esportes

Ginástica e Danças

 
Lutas, recursos didáticos e avaliação

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.