domingo, 31 de maio de 2020

05 DICAS IMPORTANTES PARA PLANEJAMENTO DE AULAS SEGUINDO A BNCC ATRAVÉS DAS NOVAS MÍDIAS





PLANEJAMENTO DE AULAS

2020 tem sido um ano de transição e que quebrou paradigmas, mudando a vida de todos e trazendo reflexões. Para os professores, se tornou fundamental seguir o planejamento de aulas e seguindo a BNCC, mas considerando o Coronavírus.
  
Bem, cabe ressaltar que as aulas tem sido, em sua maioria, a distância e trouxe um desafio para todos. Por outro lado, também traz uma nova forma de aprender e enriquecer o conhecimento, de ambas as partes.

A ideia desse artigo é mostrar como é possível desenvolver um bom planejamento de aulas seguindo a BNCC. Vamos lá as 5 Dicas!



#1- Ultrapasse o limite do apenas ‘ensinar’

A primeira atitude é entender que o planejamento requer dedicação e tempo, sendo essa uma ação primordial. O estudo é fundamental, e ultrapassar o limite do ensino pode ser feito em três passos:
  • Realidade - Procure saber o histórico dos alunos e será mais simples de descobrir qual ação pode ser aplicada. Se for um no ano letivo, é preciso conversar com outros professores, mas se você já os conhecer é fácil.
  • Finalidade - Ao ter acesso a realidade, é essencial desenvolver atitudes e sempre considerando a própria turma. Quanto mais informações sobre o perfil pessoal e educacional de cada aluno, melhor será para todos.
  • Plano de ação - Se a realidade e a finalidade forem consideradas, é chegada a hora de elaborar um plano de ação. Basta inserir as informações no papel e começar a planejar a aula.
De fato, as novas mídias sociais têm papel preponderante e é preciso considerar os três pontos acima, mas na realidade de cada aluno. Por exemplo: a turma toda tem acesso as novas mídias (celular ou computador pessoal e internet)? Atenção nisso, pessoal.



#2- Conheça as diretrizes da BNCC?

Embora pareça redundante, a BNCC é composta de um compilado de competências que precisam ser passadas para os alunos e para isso, existe algumas diretrizes a ser seguida.

Conhecer cada uma delas é necessário e traz um benefício a todos nós: revisar o conhecimento e ter condição de aplicar. São 10 diretrizes e não é complicado de entender, vamos conferir cada uma delas a seguir:
  • Conhecimento - É a capacidade de fazer cada aluno se ver no centro do processo de ‘aprender a construir’ os diversos conhecimentos.
  • Pensamento cientifico, critico e criativo - Essa é a habilidade de criar analises críticas sobre aquilo que foi aprendido, desenvolvendo novas soluções.
  • Repertório Cultural - Se trata de levar o aluno ao acesso as muitas produções culturais e fazê-lo reconhecer a importância da arte, incentivando a expressá-la à sua maneira. 
  • Comunicação - Muitas variantes de linguagem existem e é primordial levar o aluno a compreender, analisar e produzir, se comunicando de várias maneiras. 
  • Cultura digital - Reconhecer e dominar as muitas tecnológicas de informação digital, mas considerando a comunicação e a ética presentes nessa interação social. 
  • Trabalho e Projeto de Vida - Desenvolvimento da competência da valorização e apropriação das situações que contribuírem para as relações do aluno trazendo, consciência crítica, autonomia, liberdade e responsabilidade. 
  • Argumentação - Essa é a capacidade de desenvolver, negociação e também defender ideias, podendo ser em decisões e pontos de vistas. Aqui se faz necessária se pautar em direitos, mas ter consciência socioambiental, consumo responsável e muita ética. 
  • Autoconhecimento e autocuidado - Ser capaz de descobrir as habilidades pessoais, pontos fortes e fracos, mantendo a saúde física e emocional. 
  • Empatia e Cooperação - Auxilia a desenvolver a empatia e também cooperação, sempre partindo da realidade da pluralidade social. 
  • Responsabilidade e cidadania - Enxergar-se como um agente de transformação, construindo uma sociedade democrática, sustentável e justa.
#3- Mude a linguagem, pois as mídias sociais trazem algo mais leve

As mídias sociais eliminam a figura do professor x aluno e parece uma conversa entre pessoas, em que o criador do conteúdo passa a informação. O aprendizado é mais leve, tranquilo e não existe a figura da aprovação, por exemplo.

Os alunos gostam de vídeos e atividades interativas, indo contra aquela visão clássica da lousa e do conteúdo. Pelo fato de linguagem ser direta e de fácil compreensão, o resultado final é o seguinte: os alunos aprendem melhor.

Por exemplo: o vídeo do Canal Nostalgia, da Segunda Guerra Mundial, abriu as portas para que muitos alunos estudassem profundamente o evento. Por mais que o youtube não seja professor de história, ele passou bem essa informação. Entende?



#4- O aprendizado, para a educação básica, quando as aulas forem a distância, tende a ser mais lento

Em 2020, as aulas a distância, para o ensino básico, se tornaram comuns e trouxe mais um desafio: passar a informação com a barreira geográfica. Sim, para o professor é uma novidade, mas para o aluno pode ser bem complicado.

O principal é entender que o aprendizado será mais lento, pois está existindo uma espécie de adaptação a isso. Na hora de planejar a sua aula, é preciso pensar no tempo e, se possível, passar aulas com uma duração mais curta.

Vale incentivar os alunos a levantarem de tempos em tempos, pois se eles ficarem ‘vidrados’ no computador ou celular, a chance de cansar a vista é maior. Enfim, se faz necessário entender a velocidade do aprendizado e não forçar. 



#5- Preste muita atenção no feedback da turma

O planejamento de aulas não é encerrado antes do começo das aulas, pois continua e seguirá até o último dia de aula. Reajustes são necessários e o principal é prestar muita atenção no feedback da turma, porque traz excelentes informações.

Ao lecionar aulas presenciais ou a distância, busque sempre entender o rendimento da turma e se está de acordo com o seu planejamento. Compare a realidade com a finalidade e fica mais simples de elaborar o plano de ação.



Desenvolvimento do planejamento de aulas, seguindo a BNCC: Recado das novas mídias

A BNCC é fundamental para planejar as aulas e oferece um compilado de informações, fazendo o aluno ir além do aprendizado da matéria. No entanto, é primordial que seja passado para o planejamento e se torne um plano de ação.

As novas mídias sociais trouxeram um fato entre todos: interação entre as partes que utilizam. Esse conteúdo é um exemplo disso e estamos interagindo, ou seja, com os alunos deve acontecer a mesma coisa.

Na hora de desenvolver o planejamento de aulas, siga a BNCC, e não deixe de usar uma linguagem parecida com as redes sociais. O aluno poderá ver o professor de outra forma e principalmente como alguém que interage com ele. 
Bom trabalho! 


sábado, 2 de maio de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 3° ANO - ALINHADO A BNCC


PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 3° ANO - ALINHADO A BNCC
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE ARTES

ARTES VISUAIS- OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

DANÇA - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

TEATRO - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

ARTES INTEGRADAS - OBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICAS
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sábado, 21 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS - 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ALINHADO A BNCC


CAPA - CRIANÇAS LENDO



COMPETÊNCIAS ESPECIFICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
01


TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS
02


TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXT
03


TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXT
04


CAMPO DA VIDA COTIDIANA: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS
05


CAMPO DA VIDA PÚBLICA: PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS
06


CAMPOS DAS PRÁTICAS DE ESTUDOS E PESQUISAS/ARTÍSTICO - LITERÁRIO :PRÁTICAS DE LINGUAGEM, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXTUAIS


CAMPO ARTÍSTICO LITERÁRIO: PRÁTICAS DE LEITURA, OBJETOS DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E GÊNEROS TEXT
08


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO
09

DOWNLOAD EM PDF
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quinta-feira, 19 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 2° ANO -ENSINO FUNDAMENTAL - BNCC

CAPA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Brincadeiras e jogos da cultura popular, Esportes de marca e Esportes de precisão

Ginástica geral e Danças do contexto comunitário e regional

Recursos didáticos, sugestões de atividades e avaliação
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quarta-feira, 18 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO -2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ALINHADO A BNCC

CAPA

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS, TEMA, OBJETOS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES

AVALIAÇÃO E SUGESTÕES DE MATERIAL DIDATICO
DOWNLOAD EM PDF 
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terça-feira, 10 de março de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A BNCC


CAPA
PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A BNCC

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A BNCC
PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ALINHADO A BNCC
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