sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1° ANO - BNCC

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1° ANO - BNCC
     Planejamento anual de Educação Física, voltado para o primeiro ano do Ensino Fundamental, alinhado a BNCC. 
    O presente trabalho, objetiva o desenvolvimento de habilidade de forma que durante o processo a criança reconheça e respeite as diferenças individuais de desempenho dos colegas e explore importantes aspectos relacionados aos seus movimentos: habilidades motoras e capacidades físicas.
      O modelo de Planejamento Anual para Educação Física sugerido abaixo contem: 
  • Competências específicas da Educação Física;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Sugestões de atividades;
  • Avaliação.
     Modelo de Plano Anual de Educação Física - 1° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICACONTEÚDOS E HABILIDADES PARA JOGOS, BRINCADEIRAS E ESPORTES

CONTEÚDOS E HABILIDADES PARA GINÁSTICAS E DANÇASSUGESTÕES DE MATERIAL DIDÁTICO, ATIVIDADES E AVALIAÇÕES
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO - 1° ANO - ALINHADO A BNCC

Titulo

Nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, o planejamento anual deve priorizar em seus conteúdos as diversidades religiosas e propor reflexões pautadas nas experiencias dos alunos, visando à mudança ou afirmação de posturas diante do próximo, para a construção de um mundo mais generoso e pacífico. 
Os conteúdos propostos levam o aluno a uma reflexão sobre si mesmo e sobre o próximo e estimulam o desenvolvimento da cidadania e da solidariedade.
Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.
Competências Específicas e Habilidades alinhadas a BNCCMaterial didático e método de avaliação

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


sábado, 8 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 1° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Artes - 1° ano - Alinhado a BNCC


       O Planejamento Anual de Artes deve basear-se na Proposta Curricular de Ensino de seu Estado ou de seu Município, bem como, propor um ensino de arte significativo, para que o aluno seja capaz de compreender o objetivo artístico a partir  dos três áreas do conhecimento: a produção, a fruição e a contextualização ( das linguagens visual, musica e cênica) a sequencia  das vertentes será determinadas pelos objetivos  traçados no planejamento do professor.

       A seguir, veja um modelo de Planejamento Anual de Artes, para alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e alinhado a Base Nacional Comum Curricula - BNCC.
Competências específicas de Artes

Eixo: Artes Visuais

Eixos: Dança e Música

Eixos: Teatro e Artes Integradas

Recursos didáticos, Sugestões de Atividade e Avaliação
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terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS - 1° ANO - ALINHADO A BNCC

Plano anual de Português 1° ano do Ensino Fundamental


O Planejamento anual de Português, para o 1° ano do Ensino Fundamental, traz diferentes abordagens dos Campos de atuação da Língua brasileira e o foco dessa abordagem está no processo de alfabetização, formalizando as interações e mediações já ocorridas entre as crianças e o mundo codificado.
Cabe ressaltar que o referido Plano, propõe articular competência de uso da língua com a competência de reflexão sobre o texto que a concretizou. Essas práticas, já instituídas na BNCC, consistem em práticas de linguagem nos quatro eixos/ práticas de linguagem: leitura/escuta; produção (escrita, oral e multissemióticos); oralidade; análise linguística/semiótica.
Nesse contexto, cabe ao professor, de acordo com as necessidades e possibilidades dos estudantes, selecionar os conhecimentos linguísticos que deverão ser estudados, mas sem perder de vista que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem, ou seja, são selecionados em função das condições de produção, das finalidades e objetivos do texto, das características do gênero e do suporte.
Segue abaixo  o Plano Anual de Português para o 1° ano do Ensino Fundamental. 


Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 01
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 02
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 03
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 04
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 05
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 06
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 07
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 08
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Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 09
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Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Campos de experiência da educação infantil



OS CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR


Você sabia que na Educação Infantil a BNCC não trabalha com disciplina, mas com campos de experiências? E que cada campo de experiência conversa entre si? Se sim, provavelmente muitas perguntas precisam ser respondidas. Confira!

Para melhor compreensão desse assunto vamos conhecer um pouco mais sobre o tema interdisciplinaridade e apresentar situações que irão ajudar você a aplicar a interdisciplinaridade na educação Infantil.

A interdisciplinaridade surgiu na Europa, por volta de 1960, com o intuito de romper com o modelo de educação fragmentada, visando uma educação que agrupasse diversos ramos do conhecimento, seguindo um objetivo em comum, como um assunto ou tema específico a serem trabalhado em duas ou mais disciplinas.

Porém, esse modelo de educação, exige dos professores uma nova postura diante dos conhecimentos a serem trabalhados na sala de aula, uma atitude de contextualizar, de formar uma criança de forma global.

Aí você se pergunta:

Mas como trabalhar a interdisciplinaridade na educação infantil?

Como já mencionei no vídeo anterior, a BNCC não trabalha com disciplina, mas com cinco campos de experiências que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Traço, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

E como relacionar o poema primavera aos cinco campos de experiências para que essa interdisciplinaridade aconteça?

Assista o vídeo acima e confira a metodologia usada para trabalhar o poema a primavera relacionando-o aos cinco campos de experiencia de forma contextualizada.

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sábado, 27 de julho de 2019

COMO ELABORAR SEU PLANO ANUAL ALINHADO A BNCC - PASSO A PASSO





      Neste vídeo você vai aprender a elaborar o seu Plano Anual de forma fácil, rápida e alinhada a BNCC.
      Para mais informações acesse o link: https://evanildes07.blogspot.com/2019/07/passo-passo-para-elaborar-plano-anual.html e tenha acesso a planilha editável no word para você elaborar o seu próprio planejamento.
     Modelo de Plano Anual para Educação Infantil e Ensino Fundamental para baixar é só clicar na imagem do modelo de plano que deseja.



domingo, 21 de julho de 2019

PASSO A PASSO PARA ELABORAR PLANO ANUAL ALINHADO A BNCC


PASSO A PASSO PARA ELABORAR PLANO ANUAL ALINHADO A BNCC


       Para elaborar um plano anual de forma fácil, rápido e com a máxima eficiência, temos que seguir a três passos básicos:


1° passo: Estabelecer os objetivos


       O ponto de partida para elaboração do plano anual são os objetivos. Esse é um dos pontos mais importante.

       Antes de escolher as atividades e os conteúdos que deseja trabalhar durante todo o ano letivo, você precisa ter clareza sobre o tipo de aluno deseja formar, quais habilidades deseja desenvolver e o tipo de experiencia que deseja proporcionar aos seus alunos, para que assim consiga alinhar o que deseja aos objetivos de aprendizagem disponibilizados na BNCC.

       Por isso é importante que o professor faça uma reflexão de sua prática pedagógica e procure conhecer antecipadamente a escola e o público alvo que vai trabalhar para que possa adequar o seu plano a realidade de seus alunos e de sua escola.




2° passo: Elaborar o plano anual


       Após refletir o que deseja desenvolver durante o ano letivo, você precisa elaborar seu plano anual. Nesse documento você estará respondendo as seguintes perguntas: O quê? Como? e Quando?
  • O quê?
       A educação básica está dividida em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

       Na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, a BNCC não trabalha com disciplinas, mas com Campos de Experiências que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Em cada um desses cinco campos de experiências o professor deverá indicar as experiências que serão vivenciadas pelas crianças durante o processo de ensino aprendizagem.

       O diferencial do plano para Educação Infantil, alinhado a BNCC, é que ele não trabalha com disciplina, mas com campos de experiências e não trabalhas com conteúdo, mas com experiências.

       Vale ressaltar que que os cinco Campos de Experiências disponibilizados pela BNCC, não devem ser trabalhados de forma isolada, visto que, entre eles não existe fronteiras. Desta forma, o Professor deverá selecionar as experiências a serem trabalhadas em cada campo de experiência, numa perspectiva interdisciplinar. Dessa forma, é aconselhável que professor procure trabalhar com tema Gerador.


       Se analisarmos o tema Meio Ambiente, poderemos perceber que que ele inserido nos cinco campos de Experiências. Veja como ele se encaixa em cada campo de Experiência:
  • O EU, O OUTRO E O NÓS: este campo de experiência está relacionado a formação da identidade das crianças. Por isso o professor deverá propor experiências voltadas para a formação de valores e atitudes (respeito, solidariedade, companheirismos, cuidados, etc.), como também, propor experiências que permita a criança relacionar-se com ela mesma (autoconhecimento), relacionar-se com os outros (as outras crianças) e relacionar-se com o nós (o meio no qual ela está inserida). Ao relacionar com o nós, a criança está interagindo com o meio ambiente a sua volta (as pessoas, os animais e as plantas).
  • CORPO, GESTO E MOVIMENTO: Este campo de Experiência está relacionado ao estudo do corpo (identificação, higiene e cuidados com o corpo) Gesto (linguagem corporal: mimicas e gestos com as mãos, com a face e com o corpo) e movimentos (sentar, engatinhar, andar, correr, pular, etc.). O professor pode facilmente relacionar o tema meio ambiente ao tema cuidado com o corpo, pois um depende do outro. Para eu ter um corpo saudável, preciso dentre outros fatores de um ambiente saudável.
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: este Campo de Experiência está relacionado a forma como a criança percebe o meio ambiente: suas cores, suas formas, seus sons, etc. Neste campo, podemos representar o meio ambiente através da arte, da pintura, da escultura, etc.
  • CORPO, GESTO E MOVIMENTO: Este campo de Experiência está relacionado ao estudo do corpo (identificação, higiene e cuidados com o corpo) Gesto (linguagem corporal: mimicas e gestos com as mãos, com a face e com o corpo) e movimentos (sentar, engatinhar, andar, correr, pular, etc.). O professor pode facilmente relacionar o tema meio ambiente ao tema cuidado com o corpo, pois um depende do outro. Para eu ter um corpo saudável, preciso dentre outros fatores de um ambiente saudável.
  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: este Campo de Experiência está relacionado ao desenvolvimento da escuta, da oralidade e da escrita. Aqui o tema meio ambiente pode ser abordado através da contação de história, da roda de conversas, vídeos, dramatizações, dentre outros. Cabe ao professor adaptar o conteúdo a faixa etária de seus alunos.
  • ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: este campo de Experiência está voltado para o estudo da Matemática (formas geométricas, medidas, classificação, seriação, agrupamentos e números), e das Ciências Naturais (os animais, as plantas, fenômenos naturais). Nesse campo, o estudo do meio ambiente já faz parte de sua proposta de aprendizagem.
       Como pode-se observar, é possível conciliar o tema Meio Ambiente aos cinco Campos de experiências, isso é o que chamamos de tema gerador.

       Na educação infantil, ao selecionar os temas a serem trabalhados em sala de aula, o professor deve procurar conciliá-los ao demais campos de experiências, daí a importância de fazer um plano com antecedência.

       No Ensino Fundamental, a pergunta o quê refere-se aos conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo, e assim como na Educação Infantil o professor deverá ficar atento para a interdisciplinaridade entre as disciplinas, o que nos remete mais uma vez a possibilidade de trabalhar com temas geradores ou seja, através de projeto.


  • Como?
       Para responder a essa pergunta o professor deverá descrever todas as estratégias que vai utilizar no processo de ensino aprendizagem, para alcançar os objetivos propostos durante o ano letivo.
  • Quando?
       Esta pergunta está relacionada ao período de execução de seu plano, que poderá ser: a longo prazo (plano anual), a médio prazo (plano semestral) e a curto prazo (mensal ou bimestral).

Modelo de Plano Anual para Educação Infantil (clicar na imagem para baixar no WORD)
MODELO DE PLANO ANUAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

       Nessa tabela você vai sistematizar tudo o que desejou trabalhar durante o ano letivo. Vamos por parte.
  • O cabeçalho: Fica a critério de cada professor, esse modelo por exemplo, trás a identificação da escola
  • Objetivo Geral: Tem que traduzir o que o professor pretende alcançar durante o ano letivo, mas de forma generalizada.
  • Campos de Experiencias: Na primeira coluna da planilha você ira colocar os cinco campo de experiencias disponibilizados pela BNCC.
  • Objetivos de aprendizagem: Na 2ª coluna, você vai selecionar todos os objetivos disponibilizados na BNCC de acordo com o campo de experiencia e com a faixa etária dos alunos.
  • Eixo Temático: Na 3ª coluna serão relacionadas as experiencias (Conhecimento/conceitos/conteúdos). Nesse espaço você vai descrever o quê você pretende trabalhar durante o ano letivo, ou seja, os conhecimentos a serem resinificados e apropriados pelas crianças. Esses conhecimentos não devem ser trabalhados isoladamente, mas numa perspectiva interdisciplinar e organizados de acordo com o campo de experiencia e os objetivos estabelecidos;
  • Metodologia: Na 4ª coluno, você vai descrever a sua metodologia, as suas estratégias e para aqueles mais afoitos o seu plano de ataque, ou seja, como você pretende trabalhar os temas selecionados para alcançar os objetivos propostos.
  • Direitos de Aprendizagem: Na educação Infantil, as interações entre os alunos tem um papel importante na consolidação da aprendizagem, na vivência e na representação do mundo, po isso a BNCC trás seis Direitos de Aprendizagem que são: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
  • Materiais didáticos: são os recursos audiovisuais que vamos utilizar durante o ano letivo. Exemplos: livros, revistas, lápis de cor, cola, tesouras, etc.
  • Avaliação: Na Educação Infantil a avaliação é constante, cotidiana, progressiva e entrada no desenvolvimento da criança. Ela se dá através de acompanhamento que pode ser através do preenchimento de uma ficha de acompanhamento ou portfólio. Este ultimo é o mais adequado, pois permite avaliar em relações com ela mesma, através de filmagens, fotografias dentre outros formas que ajude agregar informações ao portfólio.



       Modelo de Plano Anual para o Ensino Fundamental (clicar na imagem para baixar no WORD)
MODELO DE PLANO ANUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
       Nessa tabela você vai sistematizar tudo o que desejou trabalhar durante o ano letivo. Exemplo:
  • O cabeçalho: Fica a critério de cada professor, esse modelo por exemplo, trás a identificação da escola
  • Competências especificas: Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos. Essas competências explicitam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.
  • Unidade Temática: Corresponde os temas a ser trabalhados dentro de cada área de ensino
  • Objetos de aprendizagens: São os conteúdos ou saberes que deverão ser ministrados durante o ano letivo.
  • Habilidades: São as aptidão esperada ao final de um curso, ou seja, ao final do ano o professor espera que o aluno seja capaz de fazer algo referente aos conhecimentos adquiridos. 
  • Metodologias: São os métodos, técnicas ou estratégias utilizadas pelo professor durante o processo de aprendizagem para para alcançar os objetivos propostos.
  • Recursos didáticos: Para o desenvolvimento das aulas serão utilizados recursos didáticos como o material de apoio: Livro didático, caderno de atividades, quadro de acrílico, jornais, revistas, jogos confeccionados pelos estudantes ou professores, cones, cilindros, esferas e blocos retangulares, reta numerada, calendários, entre outros
  • Avaliação: A avaliação ocorrerá de duas formas: Avaliação Qualitativa e Avaliação Quantitativa. A qualitativa poderá considerar para efeito de avaliação o comportamento, a assiduidade, a participação dos alunos durante o processo de ensino aprendizado e a quantitativa considerará para efeito de avaliação a aprendizagem adquiridas com os conteúdos trabalhados em sala de aula. No final de cada bimestre, far-se-á a soma das avaliações qualitativas e quantitativas, ambas valendo 10 pontos, para obtenção da média bimestral. No final do 1° e do 2° Semestre, o educando terá direito a uma recuperação obrigatória e no final de ano letivo, caso necessário poderá fazer uma prova final valendo 10 pontos, e terá que conseguir no mínimo 6,0 pontos para efeito de aprovação.


3° passo: Execução do Plano
       Agora é o passo final, o seu plano anual está elaborado, os objetivos, os conteúdos, as habilidades, as metodologias e o modelo de avaliação foram criteriosamente selecionadas e adequadas a realidade dos seus alunos e de sua escola. Agora vem a parte mais importante do plano: a execução. Você precisa agora executar esse plano e depois avaliar se está executando corretamente e certificar-se que está obtendo êxito. Um planejamento precisa ser flexível, daí a necessidade de avaliar. Porque não basta elaborar um plano bonito e não executar esse plano. Só assim, você irá obter os resultados esperados.

       Portanto reflita, elabore e execute o seu plano alinhado a BNCC, assim você estará beneficiando o seu trabalho, a sua escola e o mais importante o aprendizado do seu aluno.