quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA - 1° ANO -BNCC


CAPA

O presente Planejamento Anual de História, está voltado para o ensino e aprendizados de alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e objetiva desenvolver no aluno a percepção de si e do outro em meio a vivências cotidianas, identificando o seu lugar na família, na escola e no espaço em que vivem.
Como ponto de partida, o referido plano, propõe ao aluno, o conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade. 
O modelo de Planejamento Anual para a disciplina de História sugerido abaoxo contem:
  • Competências específicas de História
  • Objetos de conhecimentos
  • Habilidades com o código da BNCC
  • Sugestões metodológicas
  • Recursos didáticos
  • Avaliação


            Modelo de Planejamento Anual de História para o 1° ano do Ensino Fundamental alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASOBJETOS DE CONHECIMENTOS, HABILIDADES E METODOLOGIA

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1° ANO - BNCC


ALINHADO A BNCC

O presente Planejamento objetiva colocar os educandos em contato com a linguagem científica e com os instrumentos desse campo do saber, incluindo os princípios básicos da ciência, com os conceitos  mínimos para iniciação, estudos e construção de conhecimentos científicos, para que eles se apropriem destes, bem como sua aplicabilidade no cotidiano.
      O modelo de Planejamento Anual para Ciências Naturais sugerido abaixo contem: 
  • Competências específicas da Ciências Naturais;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.
     Modelo de Planejamento Anual de Ciências Naturais - 1° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.


Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1° ANO - BNCC

PLANEJAMENTO ANUAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - 1° ANO - BNCC
     Planejamento anual de Educação Física, voltado para o primeiro ano do Ensino Fundamental, alinhado a BNCC. 
    O presente trabalho, objetiva o desenvolvimento de habilidade de forma que durante o processo a criança reconheça e respeite as diferenças individuais de desempenho dos colegas e explore importantes aspectos relacionados aos seus movimentos: habilidades motoras e capacidades físicas.
      O modelo de Planejamento Anual para Educação Física sugerido abaixo contem: 
  • Competências específicas da Educação Física;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Sugestões de atividades;
  • Avaliação.
     Modelo de Plano Anual de Educação Física - 1° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE EDUCAÇÃO FÍSICACONTEÚDOS E HABILIDADES PARA JOGOS, BRINCADEIRAS E ESPORTES

CONTEÚDOS E HABILIDADES PARA GINÁSTICAS E DANÇASSUGESTÕES DE MATERIAL DIDÁTICO, ATIVIDADES E AVALIAÇÕES
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO - 1° ANO - ALINHADO A BNCC

Titulo

Nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, o planejamento anual deve priorizar em seus conteúdos as diversidades religiosas e propor reflexões pautadas nas experiencias dos alunos, visando à mudança ou afirmação de posturas diante do próximo, para a construção de um mundo mais generoso e pacífico. 
Os conteúdos propostos levam o aluno a uma reflexão sobre si mesmo e sobre o próximo e estimulam o desenvolvimento da cidadania e da solidariedade.
Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.
Competências Específicas e Habilidades alinhadas a BNCCMaterial didático e método de avaliação

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


sábado, 8 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE ARTES - 1° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Artes - 1° ano - Alinhado a BNCC


       O Planejamento Anual de Artes deve basear-se na Proposta Curricular de Ensino de seu Estado ou de seu Município, bem como, propor um ensino de arte significativo, para que o aluno seja capaz de compreender o objetivo artístico a partir  dos três áreas do conhecimento: a produção, a fruição e a contextualização ( das linguagens visual, musica e cênica) a sequencia  das vertentes será determinadas pelos objetivos  traçados no planejamento do professor.

       A seguir, veja um modelo de Planejamento Anual de Artes, para alunos do 1° ano do Ensino Fundamental e alinhado a Base Nacional Comum Curricula - BNCC.
Competências específicas de Artes

Eixo: Artes Visuais

Eixos: Dança e Música

Eixos: Teatro e Artes Integradas

Recursos didáticos, Sugestões de Atividade e Avaliação
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

PLANEJAMENTO ANUAL DE PORTUGUÊS - 1° ANO - ALINHADO A BNCC

Plano anual de Português 1° ano do Ensino Fundamental


O Planejamento anual de Português, para o 1° ano do Ensino Fundamental, traz diferentes abordagens dos Campos de atuação da Língua brasileira e o foco dessa abordagem está no processo de alfabetização, formalizando as interações e mediações já ocorridas entre as crianças e o mundo codificado.
Cabe ressaltar que o referido Plano, propõe articular competência de uso da língua com a competência de reflexão sobre o texto que a concretizou. Essas práticas, já instituídas na BNCC, consistem em práticas de linguagem nos quatro eixos/ práticas de linguagem: leitura/escuta; produção (escrita, oral e multissemióticos); oralidade; análise linguística/semiótica.
Nesse contexto, cabe ao professor, de acordo com as necessidades e possibilidades dos estudantes, selecionar os conhecimentos linguísticos que deverão ser estudados, mas sem perder de vista que os recursos linguísticos estão a serviço das práticas sociais de linguagem, ou seja, são selecionados em função das condições de produção, das finalidades e objetivos do texto, das características do gênero e do suporte.
Segue abaixo  o Plano Anual de Português para o 1° ano do Ensino Fundamental. 


Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 01
Página 01

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 02
Página 02

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 03
Página 03

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 04
Página 04

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 05
Página 5

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 06
Página 06

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 07
Página 07

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 08
Página 08

Planejamento anual de Português - 1° ano -Fundamenta 1- BNCC 09
Página 09

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Campos de experiência da educação infantil



OS CINCO CAMPOS DE EXPERIÊNCIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR


Você sabia que na Educação Infantil a BNCC não trabalha com disciplina, mas com campos de experiências? E que cada campo de experiência conversa entre si? Se sim, provavelmente muitas perguntas precisam ser respondidas. Confira!

Para melhor compreensão desse assunto vamos conhecer um pouco mais sobre o tema interdisciplinaridade e apresentar situações que irão ajudar você a aplicar a interdisciplinaridade na educação Infantil.

A interdisciplinaridade surgiu na Europa, por volta de 1960, com o intuito de romper com o modelo de educação fragmentada, visando uma educação que agrupasse diversos ramos do conhecimento, seguindo um objetivo em comum, como um assunto ou tema específico a serem trabalhado em duas ou mais disciplinas.

Porém, esse modelo de educação, exige dos professores uma nova postura diante dos conhecimentos a serem trabalhados na sala de aula, uma atitude de contextualizar, de formar uma criança de forma global.

Aí você se pergunta:

Mas como trabalhar a interdisciplinaridade na educação infantil?

Como já mencionei no vídeo anterior, a BNCC não trabalha com disciplina, mas com cinco campos de experiências que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Traço, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações.

E como relacionar o poema primavera aos cinco campos de experiências para que essa interdisciplinaridade aconteça?

Assista o vídeo acima e confira a metodologia usada para trabalhar o poema a primavera relacionando-o aos cinco campos de experiencia de forma contextualizada.

·