domingo, 21 de julho de 2019

PASSO A PASSO PARA ELABORAR PLANO ANUAL ALINHADO A BNCC


PASSO A PASSO PARA ELABORAR PLANO ANUAL ALINHADO A BNCC


       Para elaborar um plano anual de forma fácil, rápido e com a máxima eficiência, temos que seguir a três passos básicos:


1° passo: Estabelecer os objetivos


       O ponto de partida para elaboração do plano anual são os objetivos. Esse é um dos pontos mais importante.

       Antes de escolher as atividades e os conteúdos que deseja trabalhar durante todo o ano letivo, você precisa ter clareza sobre o tipo de aluno deseja formar, quais habilidades deseja desenvolver e o tipo de experiencia que deseja proporcionar aos seus alunos, para que assim consiga alinhar o que deseja aos objetivos de aprendizagem disponibilizados na BNCC.

       Por isso é importante que o professor faça uma reflexão de sua prática pedagógica e procure conhecer antecipadamente a escola e o público alvo que vai trabalhar para que possa adequar o seu plano a realidade de seus alunos e de sua escola.




2° passo: Elaborar o plano anual


       Após refletir o que deseja desenvolver durante o ano letivo, você precisa elaborar seu plano anual. Nesse documento você estará respondendo as seguintes perguntas: O quê? Como? e Quando?
  • O quê?
       A educação básica está dividida em três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

       Na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, a BNCC não trabalha com disciplinas, mas com Campos de Experiências que são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gesto e movimento; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamentos e imaginação; Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações. Em cada um desses cinco campos de experiências o professor deverá indicar as experiências que serão vivenciadas pelas crianças durante o processo de ensino aprendizagem.

       O diferencial do plano para Educação Infantil, alinhado a BNCC, é que ele não trabalha com disciplina, mas com campos de experiências e não trabalhas com conteúdo, mas com experiências.

       Vale ressaltar que que os cinco Campos de Experiências disponibilizados pela BNCC, não devem ser trabalhados de forma isolada, visto que, entre eles não existe fronteiras. Desta forma, o Professor deverá selecionar as experiências a serem trabalhadas em cada campo de experiência, numa perspectiva interdisciplinar. Dessa forma, é aconselhável que professor procure trabalhar com tema Gerador.


       Se analisarmos o tema Meio Ambiente, poderemos perceber que que ele inserido nos cinco campos de Experiências. Veja como ele se encaixa em cada campo de Experiência:
  • O EU, O OUTRO E O NÓS: este campo de experiência está relacionado a formação da identidade das crianças. Por isso o professor deverá propor experiências voltadas para a formação de valores e atitudes (respeito, solidariedade, companheirismos, cuidados, etc.), como também, propor experiências que permita a criança relacionar-se com ela mesma (autoconhecimento), relacionar-se com os outros (as outras crianças) e relacionar-se com o nós (o meio no qual ela está inserida). Ao relacionar com o nós, a criança está interagindo com o meio ambiente a sua volta (as pessoas, os animais e as plantas).
  • CORPO, GESTO E MOVIMENTO: Este campo de Experiência está relacionado ao estudo do corpo (identificação, higiene e cuidados com o corpo) Gesto (linguagem corporal: mimicas e gestos com as mãos, com a face e com o corpo) e movimentos (sentar, engatinhar, andar, correr, pular, etc.). O professor pode facilmente relacionar o tema meio ambiente ao tema cuidado com o corpo, pois um depende do outro. Para eu ter um corpo saudável, preciso dentre outros fatores de um ambiente saudável.
  • TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS: este Campo de Experiência está relacionado a forma como a criança percebe o meio ambiente: suas cores, suas formas, seus sons, etc. Neste campo, podemos representar o meio ambiente através da arte, da pintura, da escultura, etc.
  • CORPO, GESTO E MOVIMENTO: Este campo de Experiência está relacionado ao estudo do corpo (identificação, higiene e cuidados com o corpo) Gesto (linguagem corporal: mimicas e gestos com as mãos, com a face e com o corpo) e movimentos (sentar, engatinhar, andar, correr, pular, etc.). O professor pode facilmente relacionar o tema meio ambiente ao tema cuidado com o corpo, pois um depende do outro. Para eu ter um corpo saudável, preciso dentre outros fatores de um ambiente saudável.
  • ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO: este Campo de Experiência está relacionado ao desenvolvimento da escuta, da oralidade e da escrita. Aqui o tema meio ambiente pode ser abordado através da contação de história, da roda de conversas, vídeos, dramatizações, dentre outros. Cabe ao professor adaptar o conteúdo a faixa etária de seus alunos.
  • ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADE, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES: este campo de Experiência está voltado para o estudo da Matemática (formas geométricas, medidas, classificação, seriação, agrupamentos e números), e das Ciências Naturais (os animais, as plantas, fenômenos naturais). Nesse campo, o estudo do meio ambiente já faz parte de sua proposta de aprendizagem.
       Como pode-se observar, é possível conciliar o tema Meio Ambiente aos cinco Campos de experiências, isso é o que chamamos de tema gerador.

       Na educação infantil, ao selecionar os temas a serem trabalhados em sala de aula, o professor deve procurar conciliá-los ao demais campos de experiências, daí a importância de fazer um plano com antecedência.

       No Ensino Fundamental, a pergunta o quê refere-se aos conteúdos a serem trabalhados durante o ano letivo, e assim como na Educação Infantil o professor deverá ficar atento para a interdisciplinaridade entre as disciplinas, o que nos remete mais uma vez a possibilidade de trabalhar com temas geradores ou seja, através de projeto.


  • Como?
       Para responder a essa pergunta o professor deverá descrever todas as estratégias que vai utilizar no processo de ensino aprendizagem, para alcançar os objetivos propostos durante o ano letivo.
  • Quando?
       Esta pergunta está relacionada ao período de execução de seu plano, que poderá ser: a longo prazo (plano anual), a médio prazo (plano semestral) e a curto prazo (mensal ou bimestral).

Modelo de Plano Anual para Educação Infantil (clicar na imagem para baixar no WORD)
MODELO DE PLANO ANUAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

       Nessa tabela você vai sistematizar tudo o que desejou trabalhar durante o ano letivo. Vamos por parte.
  • O cabeçalho: Fica a critério de cada professor, esse modelo por exemplo, trás a identificação da escola
  • Objetivo Geral: Tem que traduzir o que o professor pretende alcançar durante o ano letivo, mas de forma generalizada.
  • Campos de Experiencias: Na primeira coluna da planilha você ira colocar os cinco campo de experiencias disponibilizados pela BNCC.
  • Objetivos de aprendizagem: Na 2ª coluna, você vai selecionar todos os objetivos disponibilizados na BNCC de acordo com o campo de experiencia e com a faixa etária dos alunos.
  • Eixo Temático: Na 3ª coluna serão relacionadas as experiencias (Conhecimento/conceitos/conteúdos). Nesse espaço você vai descrever o quê você pretende trabalhar durante o ano letivo, ou seja, os conhecimentos a serem resinificados e apropriados pelas crianças. Esses conhecimentos não devem ser trabalhados isoladamente, mas numa perspectiva interdisciplinar e organizados de acordo com o campo de experiencia e os objetivos estabelecidos;
  • Metodologia: Na 4ª coluno, você vai descrever a sua metodologia, as suas estratégias e para aqueles mais afoitos o seu plano de ataque, ou seja, como você pretende trabalhar os temas selecionados para alcançar os objetivos propostos.
  • Direitos de Aprendizagem: Na educação Infantil, as interações entre os alunos tem um papel importante na consolidação da aprendizagem, na vivência e na representação do mundo, po isso a BNCC trás seis Direitos de Aprendizagem que são: Conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.
  • Materiais didáticos: são os recursos audiovisuais que vamos utilizar durante o ano letivo. Exemplos: livros, revistas, lápis de cor, cola, tesouras, etc.
  • Avaliação: Na Educação Infantil a avaliação é constante, cotidiana, progressiva e entrada no desenvolvimento da criança. Ela se dá através de acompanhamento que pode ser através do preenchimento de uma ficha de acompanhamento ou portfólio. Este ultimo é o mais adequado, pois permite avaliar em relações com ela mesma, através de filmagens, fotografias dentre outros formas que ajude agregar informações ao portfólio.



       Modelo de Plano Anual para o Ensino Fundamental (clicar na imagem para baixar no WORD)
MODELO DE PLANO ANUAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
       Nessa tabela você vai sistematizar tudo o que desejou trabalhar durante o ano letivo. Exemplo:
  • O cabeçalho: Fica a critério de cada professor, esse modelo por exemplo, trás a identificação da escola
  • Competências especificas: Cada área do conhecimento estabelece competências específicas de área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos. Essas competências explicitam como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.
  • Unidade Temática: Corresponde os temas a ser trabalhados dentro de cada área de ensino
  • Objetos de aprendizagens: São os conteúdos ou saberes que deverão ser ministrados durante o ano letivo.
  • Habilidades: São as aptidão esperada ao final de um curso, ou seja, ao final do ano o professor espera que o aluno seja capaz de fazer algo referente aos conhecimentos adquiridos. 
  • Metodologias: São os métodos, técnicas ou estratégias utilizadas pelo professor durante o processo de aprendizagem para para alcançar os objetivos propostos.
  • Recursos didáticos: Para o desenvolvimento das aulas serão utilizados recursos didáticos como o material de apoio: Livro didático, caderno de atividades, quadro de acrílico, jornais, revistas, jogos confeccionados pelos estudantes ou professores, cones, cilindros, esferas e blocos retangulares, reta numerada, calendários, entre outros
  • Avaliação: A avaliação ocorrerá de duas formas: Avaliação Qualitativa e Avaliação Quantitativa. A qualitativa poderá considerar para efeito de avaliação o comportamento, a assiduidade, a participação dos alunos durante o processo de ensino aprendizado e a quantitativa considerará para efeito de avaliação a aprendizagem adquiridas com os conteúdos trabalhados em sala de aula. No final de cada bimestre, far-se-á a soma das avaliações qualitativas e quantitativas, ambas valendo 10 pontos, para obtenção da média bimestral. No final do 1° e do 2° Semestre, o educando terá direito a uma recuperação obrigatória e no final de ano letivo, caso necessário poderá fazer uma prova final valendo 10 pontos, e terá que conseguir no mínimo 6,0 pontos para efeito de aprovação.


3° passo: Execução do Plano
       Agora é o passo final, o seu plano anual está elaborado, os objetivos, os conteúdos, as habilidades, as metodologias e o modelo de avaliação foram criteriosamente selecionadas e adequadas a realidade dos seus alunos e de sua escola. Agora vem a parte mais importante do plano: a execução. Você precisa agora executar esse plano e depois avaliar se está executando corretamente e certificar-se que está obtendo êxito. Um planejamento precisa ser flexível, daí a necessidade de avaliar. Porque não basta elaborar um plano bonito e não executar esse plano. Só assim, você irá obter os resultados esperados.

       Portanto reflita, elabore e execute o seu plano alinhado a BNCC, assim você estará beneficiando o seu trabalho, a sua escola e o mais importante o aprendizado do seu aluno.



domingo, 23 de junho de 2019

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA ALINHADO A BNCC- 1° ANO

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA ALINHADO A BNCC- 1° ANO



Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

domingo, 16 de junho de 2019

SEQUENCIA DIDÁTICA A ABELHINHA ABELHUDA - LINGUAGENS




PLANO DE AULA - A  ABELHINHA ABELHUDA

I - TEMA: LINGUAGENS
II - CAMPO DE EXPERIENCIA: Escuta, fala, pensamento e imaginação
III - PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
IV - EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
  • Ler e interpretar o poema "A ABELHINHA ABELHUDA";
  • Identificar o personagem do texto;
  • Conhecer a forma de vida das abelhas;
  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;
  • Estimular na criança o interesse pela leitura;
  • Desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita. 


V - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ALINHADOS A BNCC

  • Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.
  • Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
VI - OBJETO DE CONHECIMENTO:
  • Vocabulário
  • Linguagem oral e escrita 
  • Interpretação 
  • Família silábica
  • Formação de palavras
  • As abelhas
  • Cores e texturas
  • Paladar
VII - RECURSOS NECESSÁRIOS
  • Poema " A Abelhinha Abelhuda (sugestão imprimir no formato 3 x 3 e colar numa cartolina)
  • Atividades sobre o tema
  • Revistas
  • Imagens
  • Videos, 
  • Flores naturais
  • Mel industrializado, favo de mel e produtos a base de mel.
VIII - METODOLOGIA:O poema será abordado em apenas uma aula, mas será destinada mais duas aulas para a interdisciplinaridade do tema abordo no poema.
AULA 1  
1° MOMENTO - O professor deverá apresentar o texto para as criança. Antes de efetuar a leitura, poderá instigar as crianças a falarem sobre o que elas acham que vai ser abordado no poema.
2° MOMENTO - O professor deverá fazer a leitura do poema e depois faz novamente a leitura com as crianças.
3° MOMENTO - O professor mais uma vez deverá questionar as crianças a respeito do texto, como:
Qual o título do poema?
Como é o nome da personagem principal?
O personagem principal é um animal domestico ou um inseto?
Que atividade a abelhinha abelhuda faz com as flores?
Como é a casa da Abelhinha Abelhuda?
Qual o nome da autora do poema?

AULA 2
1° MOMENTO - Com a ajuda de um vídeo o professor deverá incentivar as crianças a conhecerem melhor a personagem do poema. O que é?O que faz? Onde mora?
2° MOMENTO - O professor deverá promover  momentos de socialização. Nesse momento o professor deverá entregar algumas placas com imagem para facilitar a discussão. Como sugestão colocar as crianças em grupos de três a quatro crianças para previamente discutir entre eles as características das imagens que receberam, como: O que representa a imagem?  Quais as cores envolvidas na imagem? A onde podemos encontrar?
Sugestão: Solicitar as crianças que tragam uma flor natural na próxima aula.

AULA 3 
Tema: Gustação e textura
1° MOMENTO - O professor deverá solicitar as crianças que observem se a flor trazida por eles tem um pozinho dentro. Com a ajuda de uma lupa as crianças serão capazes de observar onde fica localizada o polem e néctar que as abelhas coletam nas flores. O professor deverá explicar para que serve o pólen o néctar.
2° MOMENTO - O professor deverá apresentar para as crianças os alimentos produzidos pelas abelhas, tais como  a cera de abelha, o mel e alimentos a base de mel e se possível levar para a sala de aula um favo de mel para que as crianças possam conhecer a forma como as abelhas armazenam seus alimento. Mais uma vez, o professor deverá induzir as crianças a fazer uso da linguagem oral e compartilhar conhecimentos como: característica, textura, cor, etc.
3° MOMENTO - O professor deverá servir um pouco dos alimentos apresentados anteriormente as crianças. Nas sequencia, procurar saber a impressão de cada criança: gosto (bom,ruim), sabor (doce, salgado, insosso), cor, textura (duro, mole), temperatura (quente, frio, morno), etc. Qual alimento gostaram mais: o mel,os produtos a base de mel ou o favo de mel



IX - ANEXOS PARA BAIXAR EM PDF  

  • POEMA DA ABELHINHA ABELHUDA (CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR EM PDF)


AUTORA - EVANILDES GOMES DA ROCHA

  • PLANO DE AULA - ABELHINHA ABELHUDA (CLIQUE EM UMA DAS IMAGENS PARA BAIXAR EM PDF)
    SEQUENCIAS DIDÁTICASSEQUENCIA DIDÁTICA
  • SUGESTÕES DE ATIVIDADES (CLIQUE EM NAS IMAGENS PARA BAIXAR EM PDF)

SEQUENCIA DIDÁTICA - LINGUAGENSSEQUENCIA DIDÁTICA - LINGUAGENSSEQUENCIA DIDÁTICA - LINGUAGENS

quinta-feira, 23 de maio de 2019

SEQUENCIA DIDÁTICA EDUCAÇÃO INFANTIL - LINGUAGENS


PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

I - CAMPO DE EXPERIENCIA: Escuta, fala, pensamento e imaginação
II - PÚBLICO ALVO: Educação Infantil
III - EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
  • Expressar-se por meio de diferentes linguagens,
  • Aprimorar e ampliar sua possibilidade de comunicação;
  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;
  • Estimular na criança o interesse por uma alimentação saudável;
  • Desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita. 
IV - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
V - OBJETO DE CONHECIMENTO:
  • Vocabulário
  •  Linguagem oral e escrita 
  •  Interpretação 
VI - RECURSOS NECESSÁRIOS
  • Atividade impressa;
  • Lápis e borracha; 
  • Vídeos,
  • Cartazes, 
  • Revistas, 
  • Imagens, 
VII - ORIENTAÇÃO:

Inicialmente o professor deverá organizar as etapas de uma tarefa, como por exemplo, os passos de uma receita culinária, Leitura de um texto, apresentação de vídeo ou as regras para uma brincadeira, ou ainda, expressar oralmente, e à sua maneira, opinião sobre um relato, histórias imaginárias dentre outras. É indicado também conversar com as crianças sobre seu alimento preferido, lanche e outras formas de expressão, garantindo um clima seguro e receptivo — isso contribui para que se expressem e busquem fazer uso de uma linguagem cada vez mais complexa para se fazerem entender.

VIII- SEQUENCIAS DIDÁTICAS
PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELPROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELPROJETO: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
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domingo, 12 de maio de 2019

SEQUENCIA DIDÁTICA DE MATEMÁTICA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL



PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
I - CAMPO DE EXPERIENCIA: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações;

II - PÚBLICO ALVO: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses);

III - EXPECTATIVA DE APRENDIZAGEM:
  • Conhecer diversos tipos de alimentos e suas preferencias;
  • Comparar diversos tipos de alimentos e representar a sua quantidade
  • Resolver situações problemas;
  • Desenvolver a noção de número relacionado à contagem;
  • Desenvolver noções de agrupamento em pares;
  • Identificar e estabelecer comparações;

IV - OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
  • (EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
  • (EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

V - OBJETO DE CONHECIMENTO:
  • Contagens
  • Classificação
  • Agrupamento
  • Noções de mais/menos
  • Números

VI - RECURSOS NECESSÁRIOS
  • Atividade impressa;
  •  Lápis e borracha;

VII - ORIENTAÇÃO:

          As atividades devem ser entregues as crianças após o professor trabalhar os conceitos em sala de aula. Se possível, amplie a atividade em uma cartolina ou no retroprojetor para que os alunos possam acompanhar a leitura e orientação da atividade coletivamente. Entregue a atividade impressa para cada aluno. Durante a realização da atividade, circule pela sala observando como as crianças estão realizando a atividade proposta. Se necessário, intervenha.


VIII- SEQUENCIAS DIDÁTICAS: 
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 2  PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVELPROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 5PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 4
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quarta-feira, 1 de maio de 2019

PROJETO: COMER PARA PODER CRESCER!


TEMA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


JUSTIFICATIVA:

Na Educação Infantil, o cuidar e o educar caminham juntos. Quando se está cuidando, está educando. Para que possamos promover o Cuidar e o Educar para nossas crianças é necessário a garantia de seu desenvolvimento integral.
Desde cedo as crianças precisam ser incentivadas a conhecerem e obterem hábitos de alimentação saudável, para que elas possam desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta. Dessa forma, precisam ser estimuladas a consumir os alimentos que estão disponíveis na natureza, como: frutas, verduras e legumes; de preferência os alimentos típicos de sua região.
Portanto, o presente projeto, justifica-se por desenvolver nas crianças hábitos de autocuidados com seu corpo, conhecendo e adquirindo o gosto pelo consumo de frutas, verduras e legumes colhidas na sua comunidade.

DIREITOS DE APRENDIZAGENS:

Brincar, Participar, Conviver, Explorar, Expressa-se e Conhecer-se

CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

  • O Eu, o Outro e o Nós.
  • Corpo, Gesto e Movimento 
  • Traço, Sons, Cores e Formas 
  • Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. 
  • Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações. 
OBJETIVOS E CÓDIGOS DA BASE:
  • (EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
  • (EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
  • (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
  • (EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
  • Conhecer a importância dos alimentos para os seres vivos
  • Identificar os tipos de frutas: comestíveis e não comestíveis;
  • Compartilhar os conhecimentos adquiridos;
  • Interessar-se em adquirir hábitos de alimentação saudável;
  • Conhecer os diferentes tipos de alimentos disponíveis na sua região;
  • Promover experiencias de brincadeiras;
  • Desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e percepção visual, tátil, olfativa e gustativa;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas);
  • Trabalhar a linguagem oral e escrita.


DESENVOLVIMENTO:
O projeto será desenvolvido em parcerias com a comunidade local, pais ou responsáveis durante o período de dois meses. Durante esse período as crianças serão incentivadas a experimentar diferentes alimentos, a aprender através de modelagens, brincar e interagir com as outras crianças e com a comunidade local através de contação de histórias, apresentações de danças, poemas, apresentação de gráficos, etc. Nesta fase o professor deverá selecionar vídeos, imagens, cartazes, e até mesmo frutas para que a criança se familiarize com o tema.
No primeiro momento, o professor deverá estimular as crianças a compartilhar com as demais crianças seus gostos, como por exemplo: quais alimentos gosta mais, quais alimentos gosta menos, quais alimentos não gosta de jeito nenhum. Estimular a oralidade através de contos e reconto de histórias alusivas ao tema.
No segundo momento o professor poderá envolver os pais ou responsáveis no desenvolvimento do projeto. Essa participação pode ser no fornecimento de informação quanto ao gosto alimentar dos filhos ou até mesmo participar da aula, para relatar os hábitos alimentares do filho. Esse momento poderá ser uma roda de conversa ou até mesmo uma atividade mais elaborada.
Sugestão: A mãe posiciona-se atrás de uma cortina, sem que nenhuma criança saiba que ela(e) está ali. Falar das características alimentares dos filhos sem mencionar o nome dele, para verificar se o(a) mesmo(a) reconhece a voz da pessoa que está relatando a história ou auto reconhece-se no relato. Se ao terminar o relato a criança não identificar a sua mãe ou responsável esta deve instigar a criança perguntando. Quem é o meu filho? E vê se a criança se manifesta. Após esse momento a mãe se apresenta e abraça a criança.
No terceiro momento, o professor deverá selecionar diversas atividades relacionadas ao tema trabalhados e agregar ao projeto temas transversais, tais como:
  • Hábitos de higiene das mãos, higiene dos alimentos, higiene bucal
  • Noções de tempo, espaço, temperatura, medidas e formas, 
  • Texturas, contagens, agrupamentos, gráfico
  • Noções de cuidados com o corpo
  • Arte: cores, formas e texturas
  • Movimentos e brincadeiras
  • Linguagem oral e escrita.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • AUDIOVISUAIS: Vídeos, Cartazes, revistas, imagens, quadro de prega, jogos pedagógicos (dominó das frutas, trilha das frutas, bingo das frutas), tv, etc.
  • OUTROS: Cartolinas, isopor, lápis de cor, pincel, palitos, fita gomada, massa de modelar, cola, etc.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
  • Teatro das frutas
  • Jogo da memória
  • Trilha dos alimentos
  • Dominó dos alimentos
  • Quebra cabeça dos alimentos
  • Bingo dos Alimentos
  • Contação de histórias
  • Gráfico dos alimentos preferidos
  • Pirâmides dos alimento
  • Criação de uma horta escolar;
  • Oficina culinária com legumes, verduras, frutas: Fazer uma salada de frutas, uma salada com verduras e uma sopa com legumes em conjunto com os alunos.
  • Desenho e pintura
  • Brincadeiras de rodas
CULMINÂNCIA:
        A culminância é a última etapa do projeto, ela deverá refletir tudo o que a criança vivenciou durante o bimestre. Nessa etapa as crianças irão socializar com os demais tudo o que aprendeu. A socialização da aprendizagem poderá ser realizada internamente, (somente para os alunos da escola) ou aberta para a comunidade. Durante a culminância poderá ser apresentada danças, poemas, coral, apresentação ou exposição de alimentos.

SUGESTÕES DE LEITURAS:

Base Nacional Comum Curricular
Parâmetros Curriculares Nacionais Para Educação Infantil
Diretrizes Curriculares Nacionais Para Educação Infantil
Blog: Prof. Evanildes Gomes
https://evanildes07.blogsport.com 




sábado, 20 de abril de 2019

PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 1 ANOS 6 MESES ALINHADO A BNCC - 4° BIMESTRE


PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 1 ANOS 6 MESES ALINHADO A BNCC


PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 1 ANOS 6 MESES ALINHADO A BNCC 02


PLANEJAMENTO EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 1 ANOS 6 MESES ALINHADO A BNCC 03
Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.