terça-feira, 8 de junho de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE GEOGRAFIA - 3° ANO E.F. - ALINHADO A BNCC

 

Capa

Planejamento anual de Geografia – 3° ano – Alinhado a BNCC

O Planejamento anual de Geografia para o 3° ano do Ensino Fundamental tem por objetivo oferecer orientações, subsídios e ferramentas para que o professor implemente sua prática docente na sala de aula, favorecendo a formação e a aprendizagem do aluno.

Neste planejamento anual, o professor encontrará quadros que apresentam, as competências específicas de geografia, a unidade temática, objetos de conhecimento, as habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular, sugestões metodológicas, recursos didáticos, avaliação e sugestões de leituras.

No quadro dos objetos de conhecimentos, há, também, sugestões relacionadas à abordagem dos conteúdos a ser trabalhados na sala de aula durante o ano letivo.

Assim, o Planejamento Anual de Geografia para o 3° ano do Ensino Fundamental propõem o estudo das paisagens, o espaço rural, o espaço urbano e os cuidados com a natureza e seus recursos

Confira a seguir o Planejamento Anual de Geografia, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.

Competências específicas de GeografiaUnidade temática, objeto do conhecimento, habilidades  e sugestões metodológicas

Recursos didáticos, avaliação e sugestões de leituras

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610

domingo, 16 de maio de 2021

Planejamento Anual de Ensino Religioso - 5º ano EF - Alinhado a BNCC.

CAPA

Planejamento Anual de Ensino Religioso - 5º ano EF - BNCC.

No 5° ano do Ensino Fundamental, o planejamento anual de Ensino Religioso, deve priorizar em seus conteúdos as diversidades religiosas e propor reflexões pautadas nas experiências dos alunos, visando à mudança ou afirmação de posturas diante do próximo, para a construção de um mundo mais generoso e pacífico.

O presente Planejamento Anual de Ensino Religioso está voltado para o 5° ano do Ensino Fundamental e propõe habilidade e objetivos que permitam que ao longo dos anos os alunos sejam capazes de:

  • Conhecer as diferenças entre mito, lenda, conto e fábula;
  • Compreender como os mitos se relacionam com a vida social, a religiosidade, o modo de pensar de cada povo;
  • Conceituar o que são os Mitos? Para que eles servem?
  • Identificar o mito como o primeiro recurso de linguagem simbólica utilizada pelos seres humanos com o propósito de explicar a realidade
  • Compreender que os mitos expressam maneiras diferentes de compreender o surgimento do universo, da vida, da humanidade e do planeta onde vivemos.
  • Reconhecer a importância dos mitos religiosos para os seres humanos, no que tange a possibilidades de superação, e de maior contato consigo mesmo, com o outro, com a natureza e com o sagrado.
  • Reconhecer que o mito é essencialmente simbólico e cumpre a tarefa de enviar mensagens que atingem os planos conscientes e inconscientes dos seres humanos.
  • Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;

Os conteúdos propostos levam o aluno a uma reflexão sobre si mesmo e sobre o próximo, sobre suas tradições místicas e suas ancestralidades, permitindo ao aluno reconhecer a importância da tradição oral para preservar memórias e acontecimentos religiosos.

As sugestões de atividades propostas, foram cuidadosamente preparadas, pensando em ajudar o aluno a construir nesse momento em que estamos passando, uma aprendizagem cheia de significados que lhes sejam úteis não somente hoje, mas também no futuro. 

Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.

Competências específicas, tema, objeto de conhecimento, sugestões de atividadesRecursos didáticos, avaliação e sugestões de leituras

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


 

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Planejamento anual de Ensino Religioso - 4° ano - Ens. Fundamental - BNCC

Capa

Planejamento anual de Ensino Religioso - 4° ano - Ens. Fundamental - BNCC

O Planejamento Anual de Ensino Religioso está voltado para o 4° ano do Ensino Fundamental e propõe habilidade e objetivos que permitam que ao longo dos anos os alunos sejam capazes de:

  • Conhecer as diferenças dos ritos e rituais celebrativas e de purificação;
  • Identificar os Símbolos Religiosos presentes nas diferentes organizações religiosas;
  • Compreender o que torna um gesto, uma prática ou um hábito um rito religioso;
  • Identificar qual é a importância dos rituais para as religiões;
  • Compreender que os ritos são classificados pelas finalidades e ações;
  • Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
  • Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
  • Reconhecer arte religiosa ou arte sacra como imagens artísticas usadas na inspiração religiosa e muitas vezes destina-se a elevar a mente para o espiritual;
  • Compreender as diferentes formas de expressões e manifestações religiosas na comunidade e espaços de vivência.
Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

 

quinta-feira, 13 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO - 3° ANO EF - ALINHADO A BNCC

CAPA
PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO - 3° ANO EF. -  BNCC

Nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, o planejamento anual deve priorizar em seus conteúdos as diversidades religiosas e propor reflexões pautadas nas experiências dos alunos, visando à mudança ou afirmação de posturas diante do próximo, para a construção de um mundo mais generoso e pacífico. 

Os conteúdos propostos levam o aluno a uma reflexão sobre si mesmo e sobre o próximo e estimulam o desenvolvimento da cidadania e da solidariedade.

O presente Planejamento Anual de Ensino Religioso está voltado para o 3° ano do Ensino Fundamental e propõe habilidade e objetivos que permitam que ao longo dos anos os alunos sejam capazes de:

  • Identificar os diferentes espaços Sagrados e sua importância para as tradições religiosas;
  • Respeitar as diferentes práticas celebrativas religiosas;
  • Reconhece os diversos lugares sagrados de realização das práticas celebrativas;
  • Entender que as práticas religiosas, possuem grande simbolismo, transformam a paisagem, produzem engajamento e integração da comunidade da qual participam;
  • Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
  • Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
  • Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas do Brasil;
  • Compreender a indústria como elementos integrantes das identidades religiosas;
  • Identificar a simbologia religiosa presente nas vestimentas religiosas.

Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.

COMPETENCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGIOSOTEMA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, HABILIDADES, SUGESTÕES METODOLÓGICAS, RECURSOS DIDÁTICO, AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


 

sábado, 8 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 5°ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 5°ANO - ALINHADO A BNCC

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 5° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 5° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 5° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.


COMPETENCIAS ESPECÍFICASTEMA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLOGICA

TEMA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLOGICARECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.


PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

CAPA

 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 4° ANO EF - ALINHADO A BNCC

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASTEMA: NÚMERO, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICAS
TEMA: ALGEBRAS E GEOMETRIA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICASTEMA: GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADES E STATÍSTICAS, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICASRECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.




quinta-feira, 6 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 3° ANO - BNCC

 

CAPA

Planejamento Anual de Matemática 3° ano EF

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASTEMA: NÚMEROS, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES, SUGESTÕES METODOLÓGCAS

TEMA: ALGEBRAS, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDASTEMA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS; RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO


DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.