VI - OBJETO DE CONHECIMENTO:
- Vocabulário
- Linguagem oral e escrita
- Interpretação
- Família silábica
- Formação de palavras
- As abelhas
- Cores e texturas
- Paladar
VII - RECURSOS NECESSÁRIOS
- Poema " A Abelhinha Abelhuda (sugestão imprimir no formato 3 x 3 e colar numa cartolina)
- Atividades sobre o tema
- Revistas
- Imagens
- Videos,
- Flores naturais
- Mel industrializado, favo de mel e produtos a base de mel.
VIII - METODOLOGIA:O
poema será abordado em apenas uma aula, mas será destinada mais duas aulas para
a interdisciplinaridade do tema abordo no poema.
AULA 1
1° MOMENTO - O professor deverá apresentar o texto para as criança. Antes de efetuar a leitura, poderá instigar as crianças a falarem sobre o que elas acham que vai ser abordado no poema.
2° MOMENTO - O professor deverá fazer a leitura do poema e depois faz novamente a leitura com as crianças.
3° MOMENTO - O professor mais uma vez deverá questionar as crianças a respeito do texto, como:
Qual o título do poema?
Como é o nome da personagem principal?
O personagem principal é um animal domestico ou um inseto?
Que atividade a abelhinha abelhuda faz com as flores?
Como é a casa da Abelhinha Abelhuda?
Qual o nome da autora do poema?
AULA 2
1° MOMENTO - Com a ajuda de um vídeo o professor deverá incentivar as crianças a conhecerem melhor a personagem do poema. O que é?O que faz? Onde mora?
2° MOMENTO - O professor deverá promover momentos de socialização. Nesse momento o professor deverá entregar algumas placas com imagem para facilitar a discussão. Como sugestão colocar as crianças em grupos de três a quatro crianças para previamente discutir entre eles as características das imagens que receberam, como: O que representa a imagem? Quais as cores envolvidas na imagem? A onde podemos encontrar?
Sugestão: Solicitar as crianças que tragam uma flor natural na próxima aula.
AULA 3
Tema: Gustação e textura
1° MOMENTO - O professor deverá solicitar as crianças que observem se a flor trazida por eles tem um pozinho dentro. Com a ajuda de uma lupa as crianças serão capazes de observar onde fica localizada o polem e néctar que as abelhas coletam nas flores. O professor deverá explicar para que serve o pólen o néctar.
2° MOMENTO - O professor deverá apresentar para as crianças os alimentos produzidos pelas abelhas, tais como a cera de abelha, o mel e alimentos a base de mel e se possível levar para a sala de aula um favo de mel para que as crianças possam conhecer a forma como as abelhas armazenam seus alimento. Mais uma vez, o professor deverá induzir as crianças a fazer uso da linguagem oral e compartilhar conhecimentos como: característica, textura, cor, etc.
3° MOMENTO - O professor deverá servir um pouco dos alimentos apresentados anteriormente as crianças. Nas sequencia, procurar saber a impressão de cada criança: gosto (bom,ruim), sabor (doce, salgado, insosso), cor, textura (duro, mole), temperatura (quente, frio, morno), etc. Qual alimento gostaram mais: o mel,os produtos a base de mel ou o favo de mel
IX - ANEXOS PARA BAIXAR EM PDF
- POEMA DA ABELHINHA ABELHUDA (CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR EM PDF)
- PLANO DE AULA - ABELHINHA ABELHUDA (CLIQUE EM UMA DAS IMAGENS PARA BAIXAR EM PDF)
- SUGESTÕES DE ATIVIDADES (CLIQUE EM NAS IMAGENS PARA BAIXAR EM PDF)