sexta-feira, 14 de maio de 2021

Planejamento anual de Ensino Religioso - 4° ano - Ens. Fundamental - BNCC

Capa

Planejamento anual de Ensino Religioso - 4° ano - Ens. Fundamental - BNCC

O Planejamento Anual de Ensino Religioso está voltado para o 4° ano do Ensino Fundamental e propõe habilidade e objetivos que permitam que ao longo dos anos os alunos sejam capazes de:

  • Conhecer as diferenças dos ritos e rituais celebrativas e de purificação;
  • Identificar os Símbolos Religiosos presentes nas diferentes organizações religiosas;
  • Compreender o que torna um gesto, uma prática ou um hábito um rito religioso;
  • Identificar qual é a importância dos rituais para as religiões;
  • Compreender que os ritos são classificados pelas finalidades e ações;
  • Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
  • Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
  • Reconhecer arte religiosa ou arte sacra como imagens artísticas usadas na inspiração religiosa e muitas vezes destina-se a elevar a mente para o espiritual;
  • Compreender as diferentes formas de expressões e manifestações religiosas na comunidade e espaços de vivência.
Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 4º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).

 

quinta-feira, 13 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO - 3° ANO EF - ALINHADO A BNCC

CAPA
PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO - 3° ANO EF. -  BNCC

Nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, o planejamento anual deve priorizar em seus conteúdos as diversidades religiosas e propor reflexões pautadas nas experiências dos alunos, visando à mudança ou afirmação de posturas diante do próximo, para a construção de um mundo mais generoso e pacífico. 

Os conteúdos propostos levam o aluno a uma reflexão sobre si mesmo e sobre o próximo e estimulam o desenvolvimento da cidadania e da solidariedade.

O presente Planejamento Anual de Ensino Religioso está voltado para o 3° ano do Ensino Fundamental e propõe habilidade e objetivos que permitam que ao longo dos anos os alunos sejam capazes de:

  • Identificar os diferentes espaços Sagrados e sua importância para as tradições religiosas;
  • Respeitar as diferentes práticas celebrativas religiosas;
  • Reconhece os diversos lugares sagrados de realização das práticas celebrativas;
  • Entender que as práticas religiosas, possuem grande simbolismo, transformam a paisagem, produzem engajamento e integração da comunidade da qual participam;
  • Conviver com a diversidade de crenças, pensamentos, convicções, modos de ser e viver;
  • Compreender, valorizar e respeitar as manifestações religiosas e filosofias de vida, suas experiências e saberes, em diferentes tempos, espaços e territórios;
  • Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas do Brasil;
  • Compreender a indústria como elementos integrantes das identidades religiosas;
  • Identificar a simbologia religiosa presente nas vestimentas religiosas.

Confira a seguir o Planejamento Anual de Ensino Religioso, para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental e alinhado a BNCC.

COMPETENCIAS ESPECÍFICAS DE ENSINO RELIGIOSOTEMA, OBJETOS DE APRENDIZAGEM, HABILIDADES, SUGESTÕES METODOLÓGICAS, RECURSOS DIDÁTICO, AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais (Lei nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998).


 

sábado, 8 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 5°ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA
PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA 5°ANO - ALINHADO A BNCC

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 5° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 5° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 5° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.


COMPETENCIAS ESPECÍFICASTEMA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLOGICA

TEMA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLOGICARECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.


PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

CAPA

 PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 4° ANO EF - ALINHADO A BNCC

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASTEMA: NÚMERO, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICAS
TEMA: ALGEBRAS E GEOMETRIA, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICASTEMA: GRANDEZAS E MEDIDAS E PROBABILIDADES E STATÍSTICAS, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLLÓGICASRECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO

DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.




quinta-feira, 6 de maio de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE MATEMÁTICA - 3° ANO - BNCC

 

CAPA

Planejamento Anual de Matemática 3° ano EF

O presente Planejamento Anual de Matemática tem como finalidade a formação plena do estudante, bem como o desenvolvimento de sua autonomia e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Para isso, o aluno deve transpor desafios matemáticos ou situações problemas que os obrigue a se mobilizar, valendo -se dos recursos da memória, da busca em fontes diversas (ano tações, cartazes, instrumentos que auxiliem o cálculo etc.), bem participar de atividades nas quais tenham que realizar medições, em contextos diversos, de uma mesma grandeza com unidades distintas e analisar o resultado final, explicando os valores obtidos e suas variações,

De modo geral, o Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental, deve proporcionar experiências que estimulem os estudantes a resolverem problemas envolvendo diferentes significados das operações, bem como, estimular o desenvolvimento de habilidades referentes à leitura, escrita e ordenação de números naturais e números racionais, por meio de identificação e compreensão de características do sistema de numeração decimal, sobretudo o valor posicional dos números.

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental, contém: 

  • Competências específicas da Matemática;
  • Objetos de conhecimento;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação

O modelo de Planejamento Anual de Matemática para o 3° ano do Ensino Fundamental. Alinhado a BNCC.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICASTEMA: NÚMEROS, OBJETO DE CONHECIMENTO, HABILIDADES, SUGESTÕES METODOLÓGCAS

TEMA: ALGEBRAS, GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDASTEMA: PROBABILIDADE E ESTATÍSTICAS; RECURSOS DIDÁTICOS E AVALIAÇÃO


DOWNLOAD EM PDF

Atenção: Os materiais disponibilizados neste blog, não poderá ser vendido ou usado para fins comerciais.

domingo, 28 de março de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 5° ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIENCIAS DA NATUREZA - 5° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 5° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 5° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização:

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 5° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.



             O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo:


segunda-feira, 1 de março de 2021

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

 

CAPA

PLANEJAMENTO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 4° ANO - ALINHADO A BNCC

Planejamento Anual de Ciências da Natureza para o 4° ano do ensino fundamental, apresenta uma proposta de organização anual das competências, os objetos de conhecimento e suas respectivas habilidades, de acordo com o que propõe a Base Nacional Comum Curricular. Propõe práticas pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades da turma, visando à compreensão do conteúdo curricular pelos alunos.

Dessa forma, o presente Planejamento propõe sugestões de atividades, recursos didáticos que podem propiciar aos alunos momentos para exercitarem o diálogo, a curiosidade, a flexibilidade, o respeito, a criticidade, a troca de ideias e a argumentação, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade e da autonomia.

Em resumo, o Planejamento Anual de Ciências Natureza para o 4° ano do ensino fundamental apresenta a seguinte organização: 

  • Competências específicas da Ciências Natureza;
  • Objetos de conhecimento;
  • Conteúdos;
  • Habilidades com os códigos da BNCC;
  • Sugestões metodológicas;
  • Recursos didáticos;
  • Avaliação.

            A seguir o modelo de Planejamento Anual de Ciências Natureza - 4° ano - Ensino Fundamental - Alinhado a BNCC.

HABILIDADES ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZAUNIDADE TEMÁTICA, OBJETO DO CONHECIMENTO, HABILIDADES E SUGESTÕES METODOLÓGICASMATERIAL PEDAGÓGICO, AVALIAÇÃO

             O Planejamento acima pode ser baixado em PDF gratuitamente para uso pessoal. É expressamente proibido a venda ou reprodução deste material para fins lucrativo. Para acessar, clique no link abaixo: