1. PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 6ª
E 7ª ETAPA DA EJA
2. TEMÁTICA ARTICULADORA: Atividade Econômica e Condições de Vida da População de União
3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
PERÍODO
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ATIVIDADES
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OBJETIVOS
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PARTICIPANTES
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1ª ETAPA
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Estudo
do currículo integrado para elaboração da proposta
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·
Compreender
a nova proposta curricular e articular a elaboração do projeto integrado.
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·
Professores
que participando pacto;
·
Orientadora
de estudos.
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2ª ETAPA
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Elaboração
da proposta de trabalho da escola
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·
Elaborar
a PCI da escola em consonância com
os princípios metodológicos adotados nas Diretrizes curriculares do Ensino
Médio.
|
·
Corpo
docente;
·
Grupo
Gestor;
·
Orientadora de Estudo
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3ª ETAPA
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Planejamento
e ornamentação da escola
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·
Interagir,
refletir e planejar as atividades a serem desenvolvidas durante a execução do
projeto
·
Possibilitar
a troca de experiências entre os professores, representantes de alunos,
grupos gestor e orientadora de estudo para consolidar a interdisciplinaridade
entre as disciplinas e a temática articuladora definida pela escola
·
Compartilhar
com a comunidade local todo o conhecimento adquirido antes e durante a
execução do projeto través de textos, paródias, danças, teatro, musica,
gráficos, etc.
|
·
Corpo
docente;
·
Corpo discente;
·
Grupo
gestor;
·
Orientadora de estudos.
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Apresentação
do projeto aos alunos
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Avaliação
das atividades desenvolvidas, planejamento das atividades a serem
desenvolvidas na quinzena seguinte e momento de tirar as dúvidas existentes.
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Culminância
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4. APRESENTAÇÃO DA
PROBLEMÁTICA
União é um município brasileiro do estado do Piauí que tem uma população superior a
43 mil habitantes, sendo considerada uma cidade pequena em relação a capital do
estado. Dessa forma, as tendências do desenvolvimento da atividade econômica de
União estão em consonância comas evoluções de seu estado, mas esboça
trajetórias que são naturalmente ligadas a sua própria história e enfrenta
problemas que são específicos a sua estrutura produtiva.
Dessa forma, fazendo uma
análise da clientela, constatou-se que a escola atende a uma população de baixo poder aquisitivo e pessoas
de classe média, formados por lavradores, trabalhadores braçais, assalariados,
diaristas, etc. Assim, muitos de nossos alunos e pais de alunos sobrevivem
basicamente como boia – fria (trabalhando em canaviais), como lavradores e
domesticas. Portanto sentiu-se a necessidade de trabalharmos com o tema: “Atividade
Econômica e Condições de Vida da População de União”, para que os mesmo possam
analisar a sua própria trajetória econômica no intuito de fazê-los refletir
sobre sua condições de vida dentro de seu município.
5. PROPOSTA
DE CURRÍCULO INTEGRADO
DISCIPLINAS
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.ÁREA
DO CONHECIMENTO
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Ciências
Humanas:
têm
por objetivo Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos,
econômicos ou ambientais ao longo da história.
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Objetivos
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Conteúdos
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Estratégias
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História
|
·
Identificar
historicamente as principais atividades econômicas do município;
·
Compreender
as mudanças históricas na economia local;
|
·
Identificação
das principais transformações no contexto sócio-econômico;
·
Organização
das diferentes atividades econômicas local em todo processo histórico.
|
·
Atividades
seqüenciais problematizadoras e contextualizadas sobre o tema abordado;
·
Pesquisas
de campo e bibliográficas sobre as atividades econômicas e suas
transformações ao longo do tempo
|
||||||
Geografia
|
·
Avaliar
os impactos ambientais na perspectiva histórica, reconhecendo que as
transformações no meio ambiente e a delimitação dos espaços territoriais são
definidas dentro do processo de produção e das relações de poder.
|
·
Estudo
das regiões, seus recursos naturais e condições de vida, na perspectiva do
desenvolvimento sustentável;
·
Identificar
as atividades econômicas do município e seus impactos ambientais relacionado
à sua vida.
|
·
Realização
de pesquisa, estabelecendo relações com as demais áreas do conhecimento;
·
Leituras
e interpretações de mapas, gráficos e tabelas;
·
Discutindo
os problemas econômicos e sociais com base nas fontes de pesquisas e
vivências.
|
||||||
Sociologia
|
·
Compreender
a necessidade de transformação social para redução das desigualdades sociais;
·
Investigar
o poder dos meios de comunicação de massa na formação humana.
|
·
Sociedade:
democracia e cidadania, formas de governo;
·
O
protagonismo juvenil e a violência no mundo atual, política e exercício da
cidadania.
|
·
Pesquisas
sobre os temas estudados;
·
Produzindo
textos a partir das observações e reflexões realizadas
|
||||||
Filosofia
|
·
Analisar
a importância dos valores éticos na estruturação políticas das sociedades;
·
Explorar
virtudes como qualidade positiva do indivíduo;
·
Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social;
·
Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades
|
·
Ética
·
Virtudes
·
Política
·
Cidadania
|
·
Conceituando
e analisando atitudes éticas;
·
Leitura
de fábulas para análise das virtudes;
·
Trabalhando
a ética nas atividades econômicas do município;
·
Analisando
a política nas atividades econômicas do município;
·
Conceituando
cidadania.
|
||||||
Ensino
Religioso
|
·
Cultivar
a auto-estima frente a diferentes situações familiares e socioculturais;
·
Preservar
os recursos naturais como criação de Deus e de homens e mulheres elementos
essenciais a vida humana.
|
·
Valores
e atitudes: amor e liberdade, verdade e justiça;
·
Respeito,
auto-estima, criatividade e livre arbítrio.
|
·
Lendo
e interpretando texto;
·
Realizando
debates entre equipes
·
Pesquisas
dos assuntos abordados;
·
Produção
de acrósticos e paródias.
|
||||||
DISCIPLINAS
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ÁREA
DO CONHECIMENTO
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Linguagens:
tem por objetivo utilizar os conhecimentos das linguagens e de seus
mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações,
tecnologias e culturas.
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Objetivos
|
Conteúdos
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Estratégias
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Língua
Portuguesa
|
·
Relacionar
em diferentes textos opiniões, temas, assuntos e recursos lingüísticos;
·
Produzir
pequenos textos coerentes e argumentativos que expressem opiniões e ponto de
vista;
·
Usar
a contextualidade no processo de construção do sentido do texto;
·
Utilizar
as estruturas gramaticais como meio.
|
·
Gêneros
Textuais: Artigos de opinião, textos informativos, propagandas, etc.
·
Classe
de palavras com ênfase no substantivo, adjetivo, pronome, verbos regulares
/auxiliares, advérbios e conjunção
|
·
Lendo
e interpretando texto;
·
Aplicando
as classes gramaticais em produção textuais;
·
Debatendo
em sala de aula, temas da realidade social, econômicas e cultural dos alunos;
·
Debatendo
e desenvolvendo idéias dos textos, fazendo interligações e comparando-as com
as diversas fontes de linguagens;
·
Interpretando
texto de diversos tipos;
·
Produzindo
e reconstruindo textos de diversas fontes.
|
||||||
Língua
Estrangeira
|
·
Utilizar
os conhecimentos da Língua Estrangeira Moderna e de seus mecanismos como meio
de ampliar as possibilidades de acesso as informações, tecnologias e
culturas.
·
Relacionar
um texto em Língua Inglesa, as estruturas lingüísticas, sua função e seu uso
social e econômico.
|
·
Conversação
em inglês;
·
Tradução
de textos em inglês;
·
Interpretação
de textos em inglês;
|
·
Tradução
de textos de discursos de candidatos a cargos eletivos;
·
Leitura,
interpretação e tradução de textos que abordem aspectos sociais e econômicos
de países estrangeiros;
·
Construção
de textos sobre os aspectos econômicos e sociais de nosso município em língua
inglesa.
|
||||||
Educação
Física
|
·
Reconhecer
as manifestações corporais de movimento como originarias de necessidades
cotidianas de um grupo social;
·
Reconhecer
a linguagem corporal social, considerando os limites de desempenho e as alternativas
de adaptações para diferentes indivíduos;
·
Reconhecer
a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades sinestésicas.
|
·
Noções
básicas de biomecânica: flexibilidade, força muscular;
·
Noções
sobre educação nutricional;
·
Contribuição
da atividade física sistematizada na prevenção e no tratamento da obesidade e
melhoria da qualidade de vida.
|
·
Análise
do fluxo de pessoas na cidade e as formas utilizadas para locomoção (meio de
transportes);
·
Palestras
proferidas por profissionais da saúde;
·
Observando,
pesquisando, analisando e discutindo os conteúdos abordados, como também a
contribuição das atividades práticas para melhorar a qualidade de vida.
|
||||||
Artes
|
·
Reconhecer
a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação;
·
Relacionar
as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades
econômicas e sociais e ao conhecimento que elas produzem.
|
·
Manifestações
artísticas locais;
·
Diversidade
de atividades econômicas e culturais;
·
Tecnologia
da informação e produção cultural.
|
·
Análise
de material de campanha eleitoral: Mídia eleitoral (música/jingles,
arte/design de cartazes, santinhos da campanha, etc.).
·
Analise
de charges de campanha eleitorais e candidatos ou políticos;
·
Produção
de desenhos e pinturas sobre aspectos culturais, sociais e econômicos do
nosso município;
·
Produção
de cartazes;
·
Fotos
para documentar as atividades econômicas praticadas em nosso município;
·
Utilizar
os recursos artísticos utilizados nos aparelhos com tecnologias inovadoras
(maquinas fotográficas, celulares, computadores e data show).
|
||||||
DISCIPLINAS
|
ÁREA
DO CONHECIMENTO
|
||||||||
Ciências
Naturais:
Tem
por objetivo Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências
naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem
social, econômica ou ambiental.
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Objetivos
|
Conteúdos
|
Estratégias
|
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Biologia
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·
Buscar
reflexão teórica do ensino interdisciplinar sobre formação humana em contexto
com a inovação cultural – cientifica;
·
Conhecer
a interdisciplinaridade no âmbito das ciências biológicas;
·
Possibilitar
a transmissão do autoconhecimento ao ensino interdisciplinar.
|
·
Ecologia
·
Sustentabilidade
·
Revolução
técnica cientifica
|
·
Exposição
de diálogos de forma dinâmica e integradora;
·
Laboratórios
vivenciais;
·
Praticas
e técnicas de teatro.
|
||||||
Física
|
·
Identificar
diferentes formas de energia e suas transformações presentes nos vários meios
de transportes;
·
Identificar
as principais conversões entre diferentes formas de energias que ocorrem em
processos naturais e em processos tecnológicos.
|
·
Fontes
e trocas de calor;
·
Tecnologia
que usam calor: motores e refrigeradores;
·
O
calor na vida e no ambiente: energia para a vida social.
|
·
Classificar
as diferentes fontes de energia e de uso social mais difundido, apontando
seus eventuais impactos ambientais;
·
Identificando
a participação do calor e os processos envolvidos no funcionamento de
maquinas térmico de uso doméstico, tais como: geladeiras, motores de carros,
etc. visando a sua utilização adequada.
·
Reconhecendo
os diferentes processos envolvendo calor e sua dinâmica nos fenômenos
climáticos para avaliar a intervenção humana sobre o clima;
·
Identificando
e avaliando os elementos que propiciem conforto térmico em ambientes fechados
como sala de aula, conzinha, quarto, etc. aparelhos e equipamento de uso
corrente.
|
||||||
Química
|
·
Compreender
os processos de industrialização, extração, comercialização e prestação de
serviços envolvidos côa a reações de produtos produzidos no município;
·
Desenvolver
mecanismo de funcionamento dos processos, afim de entende-los e melhorá-los.
|
·
6ª
Etapa – Leis que regem a transformação da matéria;
·
7ª
Etapa – Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.
|
·
Pesquisar
as atividades de produção e sua relação com a química no decorrer do
processo;
·
Montar
maquetes ou experiências que demonstrem os mecanismos de produção;
·
Desenvolver
estratégia de melhoramento de produção.
|
||||||
DISCIPLINAS
|
ÁREA
DO CONHECIMENTO
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Matemática:
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
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Objetivos
|
Conteúdos
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Estratégias
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Matemática
|
·
Integrar
os conteúdos escolares de estatísticas, percentuais, conjuntos numéricos e
tratamento da informação, articulando-os com o eixo temático proposto;
·
Reconhecer,
no contexto social, diferentes significados e representações dos números e
operações em .
·
Construir
e interpretar gráficos estatísticos e informações estatísticos que envolva
conhecimentos voltados para as atividades econômicas e condições de vida da
população de União.
|
·
Percentuais
·
Estatísticas
·
Conjuntos
numéricos
·
Tratamento
da informação
|
·
Trabalhos em grupos;
·
Pesquisas
sobre a economia e as condições de vida da população de União;
·
Apresentação em multimídia;
·
Produção
e análise de gráficos e tabelas contemplando dados das pesquisas feitas pelos
alunos;
·
Debates de situações problemas;
·
Resoluções
de exercícios.
|
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