domingo, 28 de maio de 2017

FELIZ DIAS DAS MÃES!


      Dentre todos os dias comemorativos, o dia das mães ainda é uma das datas mais esperadas do ano. O comercio se preparam para ofertar os melhores presentes que um filho possa dar a sua mãe. Os filhos aguardam essa data para ofertarem a seus progenitores flores e presentes como forma demonstração de carinho e amor. Todas as instituições voltam a sua atenção para essa data de singular importância toda a humanidade. Nas instituições escolares não é diferente. Todas as escolas se planejam antecipadamente para comemorar esse importante dia. 

     Todos os dias do mês de maio são historicamente dedicados as mulheres, mas no calendário é marcado o 2º domingo do mês como dia alusivo as mães. Porem, a data a ser comemorado nas escolas depende de como cada uma se planejou. Ao contrário do significado que o comércio dar a esse dia, para os gestores e professores a comemoração do dias das mães vai alem do consumismo. Todos os esforços dos gestores e professores para comemorem esse referente dia é para ensinar a importância da figura materna para seus alunos e reforçar os laços familiares entre mães x filhos e mães x escola.

     Sexta - feira, 26 de maio de 2017, foi o dia escolhido pela equipe pedagógica da Unidade Escolar Irmã Maria Simplício para comemorar o dia das mães. Foi um dia nada comum. Gestores, professores e alunos empenhados em dar o seu melhor para proporcionar a todas as mamães daquela unidade de ensino um dia especial. Um dia que não tivessem que se preocupar se seus filhos estavam se comportando bem na escola,  se tiraram boas notas, um dia longe de reclamações de diretores e professores. Um dia para ser cuidada e amada por todos. Assim,  a escola promoveu um dia voltado para cada uma delas, com mensagens,  apresentações de poemas e danças,  brincadeiras,  desfiles, concursos de forró,  sorteios de presentes e flores para elas. 

     Um dia em que elas se sentissem amada por todos e em especial por seus filhos. Cada ação,  cada detalhe foi pensado no sentido de tornar aquele dia especial, no sentido de exaltar o amor que cada aluno tinha por sua mãe e reforçar a importância desse amor para o desenvolvimento dos alunos.

Cada vídeo, poema e danças apresentados durante a comemoração traziam uma mensagem de agradecimentos pelos dias de angústias, pelas noites mal dormidas, pelos sacrifícios feitos, pela renúncia da própria vida em prol deles. Também traziam mensagens de reconhecimento, pois todos os esforços feitos e todas as lágrimas derramadas teve um papel fundamental na formação do seu caráter e da sua personalidade. Tinha sobretudo mensagem de respeito, carinho e amor. 

     Foi um momento de reflexão e de confirmação dos vínculos familiares. A equipe pedagógica da U. E. I. M.S tem consciência da importância da figura materna para educação de nossos educandos, e para garantir que esse vinculo se fortaleça cada dia mais objetiva ensina-los a honrar e respeitar aos suas mães todos os dias de sua vida.


terça-feira, 23 de maio de 2017

Desabafo


     Hoje dia muito cansativo. A exemplo de centenas de professores que acumulam cargos para dar o mínimo de conforto a sua família, eu além de trabalhar como professora 40 horas no estado, desempenho também a função de sindicalista pelo município. E como é de se esperar de servidores que acumulam cargo, há dias que você tem que se fazer presente em vários locais. Hoje foi um deles.
     No turno da manhã tinha que organizar um ato em alusão ao mês da resistência que acontecerá no dia seguinte. Muitas coisas ficaram para a ultima hora então foi muito desgastante para mim e olhe que o dia estava apenas começando.
     No turno da tarde, tinha quatro horas aulas nas turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Acontece que além de ministrar aulas de matemática em duas turmas, ainda tive que participar de outro evento da escola para arrecadar fundos para a festinha do dia das mães que acontecerá no dia 26 de maio de 2017.
     Após esse momento, me encaminhei para o local do evento que irá acontecer o ato em alusão ao mês da resistência na manhã seguinte, para coordenar a ornamentação do local. Muitos professores Brasil a fora, convive com essa correria. E assim como eu, ver a exaustão tomar conta do seu corpo e de sua mente.
     Não é sempre assim, mais em dias como hoje sinto vontade de chutar o pau da barraca. Principalmente quando vejo nosso rico dinheirinho sendo desviado, para suborno e pagamento de propina. Isso é revoltante, enquanto muitos como eu tem que trabalhar feito burro de carga para pagar as contas de corruptos, que se apoderam dos bens públicos.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

DIÁRIO DE CLASSE



          União -  Piauí, 22/05/2017
          Hoje tinha cinco aulas de matemática no turno da noite. Os dois primeiros horários na 7ª  Etapa B (3 ano do ensino médio), o terceiro na 6ª etapa B e o 4ª e 5º horário na 6ª etapa C. (1º e 2º ano do ensino médio).
          Para a 7ª etapa B, planejei trabalhar a leitura e a interpretação de gráficos, para isso elaborei um plano de aula bem simples, que abordasse os conteúdos e os objetivos que desejava alcançar. O início das aulas estão previsto para as 18:10 horas, então me dirijo a sala de aula e um a um espero meus alunos entrar. 
        Durante todo o primeiro horário é impossível ministrar aula, pois os horários são de apenas 45 minutos e a turma só está completa depois das 18:30 horas, restando apenas 15 minutos para o fim da primeira aula. Como tinha dois horários iniciei a aula mesmo assim, mas meus alunos estão agitados demais para prestar atenção no conteúdo que desejo explicar. Então chamo atenção deles uma, duas, três vezes, mas passam-se poucos minutos e a agitação começa novamente. Expliquei o conteúdo mesmo assim, tentando cativar aqueles alunos que sentam na carteira da frente, para se concentrar melhor nas aulas. 
         No terceiro horário, sou informada que tenho que juntar as duas turmas de 6ª etapa, para que os alunos não fiquem ociosos e vá embora. Para essas duas salas havia planejado trabalhar o conteúdo Plano Cartesiano, mas em momentos diferentes, porem a falta de alguns professores me levaram a reunir as duas turma em uma única sala de aula. O conteúdos que trabalho nas duas salas são os mesmos, mas as turmas não estão no mesmo nível de aprendizagem. Então mais uma vez, tive que me contentar em dar um jeitinho de ministrar aula mesmos em condições não propícias ao aprendizado. 
       Terminado as aulas, não me sentir satisfeita com o trabalho desempenhado. Trabalhar no EJA é muito desafiador. Pois além de altos índices da faltas e evasão, temos ainda que lhe dar com os atropelos do dia a dia. As vezes desanimo, pois me sinto só diante tantos problemas que vivencio no meu cotidiano de sala de aula.

PROPOSTA DE CURRICULO INTEGRADO



1.  PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 6ª E 7ª ETAPA DA EJA
2. TEMÁTICA ARTICULADORA: Atividade Econômica e Condições de Vida da                                                    População de União
3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADE


PERÍODO
ATIVIDADES
OBJETIVOS
PARTICIPANTES
1ª ETAPA


Estudo do currículo integrado para elaboração da proposta
·         Compreender a nova proposta curricular e articular a elaboração do projeto integrado.
·         Professores que participando pacto;
·         Orientadora de estudos.
2ª ETAPA


Elaboração da proposta de trabalho da escola
·         Elaborar a PCI da escola em consonância com os princípios metodológicos adotados nas Diretrizes curriculares do Ensino Médio.
·         Corpo docente;
·         Grupo Gestor;
·          Orientadora de Estudo
3ª ETAPA


Planejamento e ornamentação da escola
·         Interagir, refletir e planejar as atividades a serem desenvolvidas durante a execução do projeto
·         Possibilitar a troca de experiências entre os professores, representantes de alunos, grupos gestor e orientadora de estudo para consolidar a interdisciplinaridade entre as disciplinas e a temática articuladora definida pela escola
·         Compartilhar com a comunidade local todo o conhecimento adquirido antes e durante a execução do projeto través de textos, paródias, danças, teatro, musica, gráficos, etc.
·         Corpo docente;
·          Corpo discente;
·         Grupo gestor;
·          Orientadora de estudos.
Apresentação do projeto aos alunos
Avaliação das atividades desenvolvidas, planejamento das atividades a serem desenvolvidas na quinzena seguinte e momento de tirar as dúvidas existentes.
Culminância

 

4. APRESENTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA
 
União é um município brasileiro do estado do Piauí que tem uma população superior a 43 mil habitantes, sendo considerada uma cidade pequena em relação a capital do estado. Dessa forma, as tendências do desenvolvimento da atividade econômica de União estão em consonância comas evoluções de seu estado, mas esboça trajetórias que são naturalmente ligadas a sua própria história e enfrenta problemas que são específicos a sua estrutura produtiva.
Dessa forma, fazendo uma análise da clientela, constatou-se que a escola atende a uma população de baixo poder aquisitivo e pessoas de classe média, formados por lavradores, trabalhadores braçais, assalariados, diaristas, etc. Assim, muitos de nossos alunos e pais de alunos sobrevivem basicamente como boia – fria (trabalhando em canaviais), como lavradores e domesticas. Portanto sentiu-se a necessidade de trabalharmos com o tema: “Atividade Econômica e Condições de Vida da População de União”, para que os mesmo possam analisar a sua própria trajetória econômica no intuito de fazê-los refletir sobre sua condições de vida dentro de seu município.

5. PROPOSTA DE CURRÍCULO INTEGRADO

DISCIPLINAS
.ÁREA DO CONHECIMENTO
Ciências Humanas: têm por objetivo Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Objetivos
Conteúdos
Estratégias
História
·         Identificar historicamente as principais atividades econômicas do município;
·         Compreender as mudanças históricas na economia local;
·         Identificação das principais transformações no contexto sócio-econômico;
·         Organização das diferentes atividades econômicas local em todo processo histórico.
·         Atividades seqüenciais problematizadoras e contextualizadas sobre o tema abordado;
·         Pesquisas de campo e bibliográficas sobre as atividades econômicas e suas transformações ao longo do tempo
Geografia
·         Avaliar os impactos ambientais na perspectiva histórica, reconhecendo que as transformações no meio ambiente e a delimitação dos espaços territoriais são definidas dentro do processo de produção e das relações de poder.
·         Estudo das regiões, seus recursos naturais e condições de vida, na perspectiva do desenvolvimento sustentável;
·         Identificar as atividades econômicas do município e seus impactos ambientais relacionado à sua vida.
·         Realização de pesquisa, estabelecendo relações com as demais áreas do conhecimento;
·         Leituras e interpretações de mapas, gráficos e tabelas;
·         Discutindo os problemas econômicos e sociais com base nas fontes de pesquisas e vivências.
Sociologia

·         Compreender a necessidade de transformação social para redução das desigualdades sociais;
·         Investigar o poder dos meios de comunicação de massa na formação humana.
·         Sociedade: democracia e cidadania, formas de governo;
·         O protagonismo juvenil e a violência no mundo atual, política e exercício da cidadania.
·         Pesquisas sobre os temas estudados;
·         Produzindo textos a partir das observações e reflexões realizadas

Filosofia
·         Analisar a importância dos valores éticos na estruturação políticas das sociedades;
·         Explorar virtudes como qualidade positiva do indivíduo;
·         Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social;
·         Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades

·         Ética
·         Virtudes
·         Política
·         Cidadania



·         Conceituando e analisando atitudes éticas;
·         Leitura de fábulas para análise das virtudes;
·         Trabalhando a ética nas atividades econômicas do município;
·         Analisando a política nas atividades econômicas do município;
·         Conceituando cidadania.
Ensino Religioso
·         Cultivar a auto-estima frente a diferentes situações familiares e socioculturais;
·         Preservar os recursos naturais como criação de Deus e de homens e mulheres elementos essenciais a vida humana.
·         Valores e atitudes: amor e liberdade, verdade e justiça;
·         Respeito, auto-estima, criatividade e livre arbítrio.

·         Lendo e interpretando texto;
·         Realizando debates entre equipes
·         Pesquisas dos assuntos abordados;
·         Produção de acrósticos e paródias.
DISCIPLINAS
ÁREA DO CONHECIMENTO

Linguagens: tem por objetivo utilizar os conhecimentos das linguagens e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações, tecnologias e culturas.
Objetivos
Conteúdos
Estratégias
Língua Portuguesa

·         Relacionar em diferentes textos opiniões, temas, assuntos e recursos lingüísticos;
·         Produzir pequenos textos coerentes e argumentativos que expressem opiniões e ponto de vista;
·         Usar a contextualidade no processo de construção do sentido do texto;
·         Utilizar as estruturas gramaticais como meio.

·         Gêneros Textuais: Artigos de opinião, textos informativos, propagandas, etc.
·         Classe de palavras com ênfase no substantivo, adjetivo, pronome, verbos regulares /auxiliares, advérbios e conjunção

·         Lendo e interpretando texto;
·         Aplicando as classes gramaticais em produção textuais;
·         Debatendo em sala de aula, temas da realidade social, econômicas e cultural dos alunos;
·         Debatendo e desenvolvendo idéias dos textos, fazendo interligações e comparando-as com as diversas fontes de linguagens;
·         Interpretando texto de diversos tipos;
·         Produzindo e reconstruindo textos de diversas fontes.
Língua Estrangeira
·         Utilizar os conhecimentos da Língua Estrangeira Moderna e de seus mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso as informações, tecnologias e culturas.
·         Relacionar um texto em Língua Inglesa, as estruturas lingüísticas, sua função e seu uso social e econômico.
·         Conversação em inglês;
·         Tradução de textos em inglês;
·         Interpretação de textos em inglês;
·         Tradução de textos de discursos de candidatos a cargos eletivos;
·         Leitura, interpretação e tradução de textos que abordem aspectos sociais e econômicos de países estrangeiros;
·         Construção de textos sobre os aspectos econômicos e sociais de nosso município em língua inglesa.
Educação Física

·         Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originarias de necessidades cotidianas de um grupo social;
·         Reconhecer a linguagem corporal social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptações para diferentes indivíduos;
·         Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades sinestésicas.

·         Noções básicas de biomecânica: flexibilidade, força muscular;
·         Noções sobre educação nutricional;
·         Contribuição da atividade física sistematizada na prevenção e no tratamento da obesidade e melhoria da qualidade de vida.


·         Análise do fluxo de pessoas na cidade e as formas utilizadas para locomoção (meio de transportes);
·         Palestras proferidas por profissionais da saúde;
·         Observando, pesquisando, analisando e discutindo os conteúdos abordados, como também a contribuição das atividades práticas para melhorar a qualidade de vida.
Artes

·         Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação;
·         Relacionar as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades econômicas e sociais e ao conhecimento que elas produzem.


·         Manifestações artísticas locais;
·         Diversidade de atividades econômicas e culturais;
·         Tecnologia da informação e produção cultural.

·         Análise de material de campanha eleitoral: Mídia eleitoral (música/jingles, arte/design de cartazes, santinhos da campanha, etc.).
·         Analise de charges de campanha eleitorais e candidatos ou políticos;
·         Produção de desenhos e pinturas sobre aspectos culturais, sociais e econômicos do nosso município;
·         Produção de cartazes;
·         Fotos para documentar as atividades econômicas praticadas em nosso município;
·         Utilizar os recursos artísticos utilizados nos aparelhos com tecnologias inovadoras (maquinas fotográficas, celulares, computadores e data show).
DISCIPLINAS
ÁREA DO CONHECIMENTO
Ciências Naturais: Tem por objetivo Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem social, econômica ou ambiental.
Objetivos
Conteúdos
Estratégias
Biologia

·         Buscar reflexão teórica do ensino interdisciplinar sobre formação humana em contexto com a inovação cultural – cientifica;
·         Conhecer a interdisciplinaridade no âmbito das ciências biológicas;
·         Possibilitar a transmissão do autoconhecimento ao ensino interdisciplinar.

·         Ecologia
·         Sustentabilidade
·         Revolução técnica cientifica

·         Exposição de diálogos de forma dinâmica e integradora;
·         Laboratórios vivenciais;
·         Praticas e técnicas de teatro.

Física

·         Identificar diferentes formas de energia e suas transformações presentes nos vários meios de transportes;
·         Identificar as principais conversões entre diferentes formas de energias que ocorrem em processos naturais e em processos tecnológicos.




·         Fontes e trocas de calor;
·         Tecnologia que usam calor: motores e refrigeradores;
·         O calor na vida e no ambiente: energia para a vida social.

·         Classificar as diferentes fontes de energia e de uso social mais difundido, apontando seus eventuais impactos ambientais;
·         Identificando a participação do calor e os processos envolvidos no funcionamento de maquinas térmico de uso doméstico, tais como: geladeiras, motores de carros, etc. visando a sua utilização adequada.
·         Reconhecendo os diferentes processos envolvendo calor e sua dinâmica nos fenômenos climáticos para avaliar a intervenção humana sobre o clima;
·         Identificando e avaliando os elementos que propiciem conforto térmico em ambientes fechados como sala de aula, conzinha, quarto, etc. aparelhos e equipamento de uso corrente.
Química
·         Compreender os processos de industrialização, extração, comercialização e prestação de serviços envolvidos côa a reações de produtos produzidos no município;
·         Desenvolver mecanismo de funcionamento dos processos, afim de entende-los e melhorá-los.
·         6ª Etapa – Leis que regem a transformação da matéria;
·         7ª Etapa – Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.

·         Pesquisar as atividades de produção e sua relação com a química no decorrer do processo;
·         Montar maquetes ou experiências que demonstrem os mecanismos de produção;
·         Desenvolver estratégia de melhoramento de produção.

DISCIPLINAS
ÁREA DO CONHECIMENTO
Matemática: Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
Objetivos
Conteúdos
Estratégias
Matemática
·         Integrar os conteúdos escolares de estatísticas, percentuais, conjuntos numéricos e tratamento da informação, articulando-os com o eixo temático proposto;
·         Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações em .
·         Construir e interpretar gráficos estatísticos e informações estatísticos que envolva conhecimentos voltados para as atividades econômicas e condições de vida da população de União.
·         Percentuais
·         Estatísticas
·         Conjuntos numéricos
·         Tratamento da informação

·         Trabalhos em grupos;
·         Pesquisas sobre a economia e as condições de vida da população de União;
·         Apresentação em multimídia;
·         Produção e análise de gráficos e tabelas contemplando dados das pesquisas feitas pelos alunos;
·         Debates de situações problemas;
·         Resoluções de exercícios.