Este é um Blog dedicado a todos os professores que tenham interesse pela melhoria da qualidade da educação básica. Os temas abordados procura ser acessível a todos, sem perder sua essência. Seu principal objetivo é contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizado da Educação Básica nas modalidade Infantil, Fundamental e Médio.
domingo, 28 de maio de 2017
sábado, 27 de maio de 2017
terça-feira, 23 de maio de 2017
Desabafo
Hoje dia muito cansativo. A exemplo
de centenas de professores que acumulam cargos para dar o mínimo de conforto a
sua família, eu além de trabalhar como professora 40 horas no estado,
desempenho também a função de sindicalista pelo município. E como é de se
esperar de servidores que acumulam cargo, há dias que você tem que se fazer
presente em vários locais. Hoje foi um deles.
No turno da manhã tinha que
organizar um ato em alusão ao mês da resistência que acontecerá no dia
seguinte. Muitas coisas ficaram para a ultima hora então foi muito desgastante
para mim e olhe que o dia estava apenas começando.
No turno da tarde, tinha quatro
horas aulas nas turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental. Acontece que além
de ministrar aulas de matemática em duas turmas, ainda tive que participar de
outro evento da escola para arrecadar fundos para a festinha do dia das mães
que acontecerá no dia 26 de maio de 2017.
Após esse momento, me encaminhei
para o local do evento que irá acontecer o ato em alusão ao mês da resistência na manhã seguinte, para coordenar a
ornamentação do local. Muitos professores Brasil a fora, convive com essa
correria. E assim como eu, ver a exaustão tomar conta do seu corpo e de sua
mente.
Não é sempre assim, mais em dias como hoje
sinto vontade de chutar o pau da barraca. Principalmente quando vejo nosso rico
dinheirinho sendo desviado, para suborno e pagamento de propina. Isso é
revoltante, enquanto muitos como eu tem que trabalhar feito burro de carga para
pagar as contas de corruptos, que se apoderam dos bens públicos.
segunda-feira, 22 de maio de 2017
DIÁRIO DE CLASSE
União - Piauí, 22/05/2017
Hoje tinha cinco aulas de matemática no turno da noite. Os dois
primeiros horários na 7ª Etapa B (3 ano
do ensino médio), o terceiro na 6ª etapa B e o 4ª e 5º horário na 6ª etapa C.
(1º e 2º ano do ensino médio).
Para a 7ª etapa B, planejei trabalhar a leitura e a
interpretação de gráficos, para isso elaborei um plano de aula bem simples, que
abordasse os conteúdos e os objetivos que desejava alcançar. O início das aulas
estão previsto para as 18:10 horas, então me dirijo a sala de aula e um a um
espero meus alunos entrar.
Durante todo o primeiro horário é impossível ministrar
aula, pois os horários são de apenas 45 minutos e a turma só está completa
depois das 18:30 horas, restando apenas 15 minutos para o fim da primeira aula.
Como tinha dois horários iniciei a aula mesmo assim, mas meus alunos estão
agitados demais para prestar atenção no conteúdo que desejo explicar. Então
chamo atenção deles uma, duas, três vezes, mas passam-se poucos minutos e a
agitação começa novamente. Expliquei o conteúdo mesmo assim, tentando cativar
aqueles alunos que sentam na carteira da frente, para se concentrar melhor nas
aulas.
No terceiro horário, sou informada que tenho que juntar as duas turmas
de 6ª etapa, para que os alunos não fiquem ociosos e vá embora. Para essas
duas salas havia planejado trabalhar o conteúdo Plano Cartesiano, mas em momentos
diferentes, porem a falta de alguns professores me levaram a reunir as duas
turma em uma única sala de aula. O conteúdos que trabalho nas duas salas são os
mesmos, mas as turmas não estão no mesmo nível de aprendizagem. Então mais uma
vez, tive que me contentar em dar um jeitinho de ministrar aula mesmos em
condições não propícias ao aprendizado.
Terminado as aulas, não me sentir
satisfeita com o trabalho desempenhado. Trabalhar no EJA é muito desafiador. Pois além de altos índices da faltas e evasão, temos ainda que lhe dar com os
atropelos do dia a dia. As vezes desanimo, pois me sinto só diante tantos
problemas que vivencio no meu cotidiano de sala de aula.
PROPOSTA DE CURRICULO INTEGRADO
1. PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE 6ª
E 7ª ETAPA DA EJA
2. TEMÁTICA ARTICULADORA: Atividade Econômica e Condições de Vida da População de União
3. CRONOGRAMA DE ATIVIDADE
PERÍODO
|
ATIVIDADES
|
OBJETIVOS
|
PARTICIPANTES
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1ª ETAPA
|
Estudo
do currículo integrado para elaboração da proposta
|
·
Compreender
a nova proposta curricular e articular a elaboração do projeto integrado.
|
·
Professores
que participando pacto;
·
Orientadora
de estudos.
|
2ª ETAPA
|
Elaboração
da proposta de trabalho da escola
|
·
Elaborar
a PCI da escola em consonância com
os princípios metodológicos adotados nas Diretrizes curriculares do Ensino
Médio.
|
·
Corpo
docente;
·
Grupo
Gestor;
·
Orientadora de Estudo
|
3ª ETAPA
|
Planejamento
e ornamentação da escola
|
·
Interagir,
refletir e planejar as atividades a serem desenvolvidas durante a execução do
projeto
·
Possibilitar
a troca de experiências entre os professores, representantes de alunos,
grupos gestor e orientadora de estudo para consolidar a interdisciplinaridade
entre as disciplinas e a temática articuladora definida pela escola
·
Compartilhar
com a comunidade local todo o conhecimento adquirido antes e durante a
execução do projeto través de textos, paródias, danças, teatro, musica,
gráficos, etc.
|
·
Corpo
docente;
·
Corpo discente;
·
Grupo
gestor;
·
Orientadora de estudos.
|
Apresentação
do projeto aos alunos
|
|||
Avaliação
das atividades desenvolvidas, planejamento das atividades a serem
desenvolvidas na quinzena seguinte e momento de tirar as dúvidas existentes.
|
|||
Culminância
|
4. APRESENTAÇÃO DA
PROBLEMÁTICA
União é um município brasileiro do estado do Piauí que tem uma população superior a
43 mil habitantes, sendo considerada uma cidade pequena em relação a capital do
estado. Dessa forma, as tendências do desenvolvimento da atividade econômica de
União estão em consonância comas evoluções de seu estado, mas esboça
trajetórias que são naturalmente ligadas a sua própria história e enfrenta
problemas que são específicos a sua estrutura produtiva.
Dessa forma, fazendo uma
análise da clientela, constatou-se que a escola atende a uma população de baixo poder aquisitivo e pessoas
de classe média, formados por lavradores, trabalhadores braçais, assalariados,
diaristas, etc. Assim, muitos de nossos alunos e pais de alunos sobrevivem
basicamente como boia – fria (trabalhando em canaviais), como lavradores e
domesticas. Portanto sentiu-se a necessidade de trabalharmos com o tema: “Atividade
Econômica e Condições de Vida da População de União”, para que os mesmo possam
analisar a sua própria trajetória econômica no intuito de fazê-los refletir
sobre sua condições de vida dentro de seu município.
5. PROPOSTA
DE CURRÍCULO INTEGRADO
DISCIPLINAS
|
.ÁREA
DO CONHECIMENTO
|
||||||||
Ciências
Humanas:
têm
por objetivo Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos,
econômicos ou ambientais ao longo da história.
|
|||||||||
Objetivos
|
Conteúdos
|
Estratégias
|
|||||||
História
|
·
Identificar
historicamente as principais atividades econômicas do município;
·
Compreender
as mudanças históricas na economia local;
|
·
Identificação
das principais transformações no contexto sócio-econômico;
·
Organização
das diferentes atividades econômicas local em todo processo histórico.
|
·
Atividades
seqüenciais problematizadoras e contextualizadas sobre o tema abordado;
·
Pesquisas
de campo e bibliográficas sobre as atividades econômicas e suas
transformações ao longo do tempo
|
||||||
Geografia
|
·
Avaliar
os impactos ambientais na perspectiva histórica, reconhecendo que as
transformações no meio ambiente e a delimitação dos espaços territoriais são
definidas dentro do processo de produção e das relações de poder.
|
·
Estudo
das regiões, seus recursos naturais e condições de vida, na perspectiva do
desenvolvimento sustentável;
·
Identificar
as atividades econômicas do município e seus impactos ambientais relacionado
à sua vida.
|
·
Realização
de pesquisa, estabelecendo relações com as demais áreas do conhecimento;
·
Leituras
e interpretações de mapas, gráficos e tabelas;
·
Discutindo
os problemas econômicos e sociais com base nas fontes de pesquisas e
vivências.
|
||||||
Sociologia
|
·
Compreender
a necessidade de transformação social para redução das desigualdades sociais;
·
Investigar
o poder dos meios de comunicação de massa na formação humana.
|
·
Sociedade:
democracia e cidadania, formas de governo;
·
O
protagonismo juvenil e a violência no mundo atual, política e exercício da
cidadania.
|
·
Pesquisas
sobre os temas estudados;
·
Produzindo
textos a partir das observações e reflexões realizadas
|
||||||
Filosofia
|
·
Analisar
a importância dos valores éticos na estruturação políticas das sociedades;
·
Explorar
virtudes como qualidade positiva do indivíduo;
·
Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social;
·
Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades
|
·
Ética
·
Virtudes
·
Política
·
Cidadania
|
·
Conceituando
e analisando atitudes éticas;
·
Leitura
de fábulas para análise das virtudes;
·
Trabalhando
a ética nas atividades econômicas do município;
·
Analisando
a política nas atividades econômicas do município;
·
Conceituando
cidadania.
|
||||||
Ensino
Religioso
|
·
Cultivar
a auto-estima frente a diferentes situações familiares e socioculturais;
·
Preservar
os recursos naturais como criação de Deus e de homens e mulheres elementos
essenciais a vida humana.
|
·
Valores
e atitudes: amor e liberdade, verdade e justiça;
·
Respeito,
auto-estima, criatividade e livre arbítrio.
|
·
Lendo
e interpretando texto;
·
Realizando
debates entre equipes
·
Pesquisas
dos assuntos abordados;
·
Produção
de acrósticos e paródias.
|
||||||
DISCIPLINAS
|
ÁREA
DO CONHECIMENTO
|
||||||||
Linguagens:
tem por objetivo utilizar os conhecimentos das linguagens e de seus
mecanismos como meio de ampliar as possibilidades de acesso a informações,
tecnologias e culturas.
|
|||||||||
Objetivos
|
Conteúdos
|
Estratégias
|
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Língua
Portuguesa
|
·
Relacionar
em diferentes textos opiniões, temas, assuntos e recursos lingüísticos;
·
Produzir
pequenos textos coerentes e argumentativos que expressem opiniões e ponto de
vista;
·
Usar
a contextualidade no processo de construção do sentido do texto;
·
Utilizar
as estruturas gramaticais como meio.
|
·
Gêneros
Textuais: Artigos de opinião, textos informativos, propagandas, etc.
·
Classe
de palavras com ênfase no substantivo, adjetivo, pronome, verbos regulares
/auxiliares, advérbios e conjunção
|
·
Lendo
e interpretando texto;
·
Aplicando
as classes gramaticais em produção textuais;
·
Debatendo
em sala de aula, temas da realidade social, econômicas e cultural dos alunos;
·
Debatendo
e desenvolvendo idéias dos textos, fazendo interligações e comparando-as com
as diversas fontes de linguagens;
·
Interpretando
texto de diversos tipos;
·
Produzindo
e reconstruindo textos de diversas fontes.
|
||||||
Língua
Estrangeira
|
·
Utilizar
os conhecimentos da Língua Estrangeira Moderna e de seus mecanismos como meio
de ampliar as possibilidades de acesso as informações, tecnologias e
culturas.
·
Relacionar
um texto em Língua Inglesa, as estruturas lingüísticas, sua função e seu uso
social e econômico.
|
·
Conversação
em inglês;
·
Tradução
de textos em inglês;
·
Interpretação
de textos em inglês;
|
·
Tradução
de textos de discursos de candidatos a cargos eletivos;
·
Leitura,
interpretação e tradução de textos que abordem aspectos sociais e econômicos
de países estrangeiros;
·
Construção
de textos sobre os aspectos econômicos e sociais de nosso município em língua
inglesa.
|
||||||
Educação
Física
|
·
Reconhecer
as manifestações corporais de movimento como originarias de necessidades
cotidianas de um grupo social;
·
Reconhecer
a linguagem corporal social, considerando os limites de desempenho e as alternativas
de adaptações para diferentes indivíduos;
·
Reconhecer
a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das
necessidades sinestésicas.
|
·
Noções
básicas de biomecânica: flexibilidade, força muscular;
·
Noções
sobre educação nutricional;
·
Contribuição
da atividade física sistematizada na prevenção e no tratamento da obesidade e
melhoria da qualidade de vida.
|
·
Análise
do fluxo de pessoas na cidade e as formas utilizadas para locomoção (meio de
transportes);
·
Palestras
proferidas por profissionais da saúde;
·
Observando,
pesquisando, analisando e discutindo os conteúdos abordados, como também a
contribuição das atividades práticas para melhorar a qualidade de vida.
|
||||||
Artes
|
·
Reconhecer
a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e
informação;
·
Relacionar
as tecnologias da comunicação e informação ao desenvolvimento das sociedades
econômicas e sociais e ao conhecimento que elas produzem.
|
·
Manifestações
artísticas locais;
·
Diversidade
de atividades econômicas e culturais;
·
Tecnologia
da informação e produção cultural.
|
·
Análise
de material de campanha eleitoral: Mídia eleitoral (música/jingles,
arte/design de cartazes, santinhos da campanha, etc.).
·
Analise
de charges de campanha eleitorais e candidatos ou políticos;
·
Produção
de desenhos e pinturas sobre aspectos culturais, sociais e econômicos do
nosso município;
·
Produção
de cartazes;
·
Fotos
para documentar as atividades econômicas praticadas em nosso município;
·
Utilizar
os recursos artísticos utilizados nos aparelhos com tecnologias inovadoras
(maquinas fotográficas, celulares, computadores e data show).
|
||||||
DISCIPLINAS
|
ÁREA
DO CONHECIMENTO
|
||||||||
Ciências
Naturais:
Tem
por objetivo Avaliar métodos, processos ou procedimentos das ciências
naturais que contribuam para diagnosticar ou solucionar problemas de ordem
social, econômica ou ambiental.
|
|||||||||
Objetivos
|
Conteúdos
|
Estratégias
|
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Biologia
|
·
Buscar
reflexão teórica do ensino interdisciplinar sobre formação humana em contexto
com a inovação cultural – cientifica;
·
Conhecer
a interdisciplinaridade no âmbito das ciências biológicas;
·
Possibilitar
a transmissão do autoconhecimento ao ensino interdisciplinar.
|
·
Ecologia
·
Sustentabilidade
·
Revolução
técnica cientifica
|
·
Exposição
de diálogos de forma dinâmica e integradora;
·
Laboratórios
vivenciais;
·
Praticas
e técnicas de teatro.
|
||||||
Física
|
·
Identificar
diferentes formas de energia e suas transformações presentes nos vários meios
de transportes;
·
Identificar
as principais conversões entre diferentes formas de energias que ocorrem em
processos naturais e em processos tecnológicos.
|
·
Fontes
e trocas de calor;
·
Tecnologia
que usam calor: motores e refrigeradores;
·
O
calor na vida e no ambiente: energia para a vida social.
|
·
Classificar
as diferentes fontes de energia e de uso social mais difundido, apontando
seus eventuais impactos ambientais;
·
Identificando
a participação do calor e os processos envolvidos no funcionamento de
maquinas térmico de uso doméstico, tais como: geladeiras, motores de carros,
etc. visando a sua utilização adequada.
·
Reconhecendo
os diferentes processos envolvendo calor e sua dinâmica nos fenômenos
climáticos para avaliar a intervenção humana sobre o clima;
·
Identificando
e avaliando os elementos que propiciem conforto térmico em ambientes fechados
como sala de aula, conzinha, quarto, etc. aparelhos e equipamento de uso
corrente.
|
||||||
Química
|
·
Compreender
os processos de industrialização, extração, comercialização e prestação de
serviços envolvidos côa a reações de produtos produzidos no município;
·
Desenvolver
mecanismo de funcionamento dos processos, afim de entende-los e melhorá-los.
|
·
6ª
Etapa – Leis que regem a transformação da matéria;
·
7ª
Etapa – Funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas.
|
·
Pesquisar
as atividades de produção e sua relação com a química no decorrer do
processo;
·
Montar
maquetes ou experiências que demonstrem os mecanismos de produção;
·
Desenvolver
estratégia de melhoramento de produção.
|
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DISCIPLINAS
|
ÁREA
DO CONHECIMENTO
|
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Matemática:
Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências.
|
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Objetivos
|
Conteúdos
|
Estratégias
|
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Matemática
|
·
Integrar
os conteúdos escolares de estatísticas, percentuais, conjuntos numéricos e
tratamento da informação, articulando-os com o eixo temático proposto;
·
Reconhecer,
no contexto social, diferentes significados e representações dos números e
operações em .
·
Construir
e interpretar gráficos estatísticos e informações estatísticos que envolva
conhecimentos voltados para as atividades econômicas e condições de vida da
população de União.
|
·
Percentuais
·
Estatísticas
·
Conjuntos
numéricos
·
Tratamento
da informação
|
·
Trabalhos em grupos;
·
Pesquisas
sobre a economia e as condições de vida da população de União;
·
Apresentação em multimídia;
·
Produção
e análise de gráficos e tabelas contemplando dados das pesquisas feitas pelos
alunos;
·
Debates de situações problemas;
·
Resoluções
de exercícios.
|
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